12/09/2017 16:00

Titular da SPM participa de abertura do semestre na UEFS

Na manhã desta terça-feira (12/09), a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, representou o governo do Estado durante a aula magna da abertura do semestre 2017.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Com o tema Violência de Gênero, a aula magna foi proferida pela professora Qelli Rocha, integrante do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), pesquisadora do Núcleo de estudos e pesquisa sobre a organização da mulher e relações de Gênero (NUEPOM- UFMT) e coordenadora do grupo de Estudos sobre sexualidade e identidade de gênero.

Sobre o tema, o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento Silva, disse que as aulas magnas são escolhidas através de reunião entre os três segmentos: professores, estudantes e servidores. “Coincidentemente, os últimos temas trataram da convivência ou ambiência dentro da universidade. É necessário trazer a tona e romper o silêncio sobre as questões que envolvem a violência de gênero. Nós sabemos que dentro da universidade não estamos livre disso. Inclusive temos uma ouvidoria na instituição.”

Durante sua fala, a secretária Julieta Palmeira relembrou a passagem da Caravana Respeita as Mina pelo município. “Estivemos aqui anteriormente numa iniciativa da SPM, com a caravana de enfrentamento à violência contra as mulheres que reuniu o movimento de mulheres, a sociedade civil organizada e integrantes da rede de atenção.”

De acordo com a secretária, o enfrentamento à violência contra as mulheres precisa envolver todos os segmentos da sociedade, pois a superação do machismo é um avanço civilizacional. “O pensamento avançado da universidade deve agarrar com força essa bandeira de acabar com a violência contra as mulheres e o sistema de desigualdade que existe em nossa sociedade”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, a vice-reitora da UEFS, Norma Lúcia Fernandes, a integrante da Associação dos Docentes da UEFS – ADUFS, Priscila Oliveira, a representante do Sindicato dos Servidores da UEFS, Daiana Alcântara, e o secretário Municipal de Prevenção à Violência, Pablo Roberto.