21/09/2017 15:00

Campanha Respeita as Mina é lançada pelo Comitê de Mulheres da UESC

Com a presença da comunidade acadêmica e sociedade civil, a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres do Governo do Estado, Respeita as Mina, foi lançada pelo Comitê de Mulheres da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no Sul da Bahia. O evento aconteceu na noite da terça-feira (19), com a participação da titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

O encontro teve início com a exibição do documentário Por Elas, realizado por estudantes do curso de Comunicação Social da universidade. A película apresenta histórias reais de mulheres que sofreram algum tipo de violência em relacionamentos abusivos.

Durante sua fala, a secretária Julieta Palmeira elogiou a ideia pioneira da UESC em criar o Comitê de Mulheres. “Essa iniciativa deveria ser implantada em todas as universidades porque a violência contra as mulheres acontece nos mais diversos segmentos da sociedade. A violência não é só um caso de polícia, é da sociedade também”. A secretária declarou, ainda, que é necessária a criação de um termo de cooperação para que o comitê da UESC integre a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Reitora da UESC, Adélia Maria de Carvalho agradeceu a parceria com a SPM-BA sobre uma temática tão importante como o enfrentamento à violência contra as mulheres. “Essa campanha será estendida para toda a população, não apenas para a comunidade da UESC. A violência não é só física e nos atinge desde o nascimento, em alguns casos. Precisamos estar alertas para os indícios de qualquer tipo de agressão, seja física, psicológica ou verbal”.

Emerentina Costa e Silva, representante dos movimentos sociais, trouxe dados importantes sobre as mulheres que residem na Região Litoral Sul, composta por 26 municípios, dentre os quais Ilhéus. “37% vive em situação de extrema pobreza e apenas 5% tem nível superior. Ou seja, a pobreza tem cor e sexo: mulheres e negras. A violência contra essa parcela da população é enorme e precisamos olhar para elas”.

Coordenadora do Comitê de Mulheres da UESC, a professora doutora Flávia Alessandra de Souza afirmou que o grupo tem a missão de estabelecer parcerias e ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Ao final da mesa de abertura, houve apresentação da companhia de dança A.rrisca.

Além da presença de estudantes e professores da UESC, o lançamento da campanha Respeita as Mina contou com a presença da comandante d Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, major Denice Santiago, de representantes da Defensoria Pública de Ilhéus, secretarias municipais de Educação, Ronda Maria da Penha de Itabuna, entre outros órgãos.