25/09/2017 15:00

Oficina de Gestoras da SPM-BA promove debate sobre gênero com representantes de 64 cidades

Com o auditório lotado, a Oficina de Gestoras da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) teve início na manhã desta segunda-feira (25), no Hotel Vilamar, em Salvador. O evento, que segue até a quarta-feira (27), conta com a participação de representantes de 64 municípios de 16 territórios de identidade, que discutirão questões relacionadas às políticas públicas com recorte de gênero.

A oficina foi idealizada com o objetivo de capacitar gestoras e gestores que trabalhem com a temática de gênero, oferecendo informações sobre enfrentamento à violência, combate à feminização da pobreza, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, gestão de conhecimento, gestão e planejamento de políticas públicas e divulgação do III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Durante a abertura, a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, falou do esforço da secretaria em organizar o evento e agradeceu a parceria com outras pastas do Governo do Estado. “Nós realizamos um importante trabalho transversal com diversos órgãos, a exemplo das Secretarias do Trabalho e da Educação. Através dessas ações interseccionais, a SPM tem conseguido promover iniciativas de enfrentamento À violência contra as mulheres e promoção da autonomia”.

Para a secretária, a parceria com a rede local de enfrentamento à violência contra as mulheres nos municípios tem sido fundamental para fazer com que as ações sejam fortalecidas. Sobre a campanha Respeita as Mina, a Julieta Palmeira declarou que “não é apenas uma campanha publicitária, é uma estratégia do Governo do Estado com apoio da sociedade para combater à violência contra as mulheres.”

Parcerias

A secretária Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Olívia Santana, saudou a SPM pela realização do evento. “Esses momentos são importantes para solidificar a rede de mulheres, as ações de enfrentamento à violência e o combate ao machismo.”

Superintendente de Educação Básica da Bahia, Ney Campello falou das relações de trabalho entre a Secretaria Estadual de Educação e a SPM-BA, com a realização dos projetos Quem Ama, Abraça; Respeita as Mina; e Grafitaê nas escolas estaduais. “O que orienta essa relação do ponto de vista da educação é o viés juvenil com o protagonismo feminino. Mais de 60% dos líderes de classe são mulheres. Elas têm revolucionado as iniciativas no ambiente escolar.”

A comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, declarou que o trabalho feito pelos órgãos ligados às questões de gênero nos municípios têm sido fundamental para a atuação da ronda.

Dentre as gestoras municipais presentes, Tereza da Silva, secretária de Assistência Social de Sento Sé, falou sobre a criação de um Departamento de Mulheres dentro da pasta. Segundo ela, a iniciativa está no plano de governo da atual gestão municipal e deverá acontecer em breve. Sobre o evento, a secretária declarou que o momento é de ampliar os conhecimentos e levar para o município novas possibilidades para fortalecer a luta das mulheres.

Secretária Municipal de Mulheres de Lauro de Freitas, Bárbara Chaves acredita que as experiências mais amplas da SPM-BA junto com as vivências individuais de cada município, oportunizarão um momento importante de reflexão e ampliação das políticas públicas voltadas para as mulheres baianas.

A Oficina de Gestoras realizada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres é fruto de convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.