25/09/2017 17:30

Cruz das Almas é a 10ª cidade a receber a Caravana Respeita as Mina em 2017

Localizada no recôncavo baiano, o município de Cruz das Almas é o 10º a receber a Caravana Respeita as Mina neste ano. A iniciativa aconteceu na sexta-feira (22), no Centro Paroquial Nossa Senhora do Bom Sucesso, e reuniu estudantes de escolas estaduais, sociedade civil e integrantes da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres.

Presente na realização da caravana, a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, falou da importância em promover ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e fortalecimento da autonomia. “Precisamos apresentar esse debate desde cedo para a juventude. Dessa forma, o combate ao machismo ganha força. Não podemos permitir que as mulheres continuem morrendo diariamente por feminícidio”.

A caravana visa sensibilizar e conscientizar a população local para a importância de se engajar na luta contra as várias formas de violência às mulheres, além de buscar contribuir para o fortalecimento da rede de atenção à mulher em cada município. Durante a caravana são realizadas oficinas de capacitação para representantes da sociedade civil, rede de segurança, rede de atenção à mulher e também para a juventude.

A iniciativa contou com as presenças do prefeito Orlando Peixoto, dos secretários municipais de Políticas Especiais, Pablo Rezende, do trabalho e Assistência Social, Jucélia Cerqueira, da Saúde, Aline Pires, e de Esporte, Cultura e Lazer, Ronald Ananias, além e representantes de diversas entidades.

Em Cruz das Almas, a Caravana Respeita as Mina contou com parceria da Secretaria Municipal de Políticas Especiais. A iniciativa é promovida através de parceria do Instituto Avon, e apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

Só em 2017, a Caravana já beneficiou os municípios de Mata de São João, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Feira de Santana, Tancredo Neves, Valença, Juazeiro, Jequié e Cruz das Almas.