27/09/2017 16:00

Gestão em políticas públicas é tema de palestra na Oficina de Gestoras

Com a participação de 64 municípios de 16 territórios de identidade da Bahia, a Oficina de Gestoras da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) encerra nesta quarta-feira (27) com um saldo positivo: a capacitação das participantes para a elaboração de políticas públicas com o recorte de gênero nas cidades baianas.

Na manhã de hoje, a titular da SPM, Julieta Palmeira, proferiu palestra com o tema Gestão em Políticas Públicas para as Mulheres. Na ocasião, a secretária declarou que as mulheres precisam ter mais atitude para alcançarem conquistas àquelas que mais precisam. “É necessário que vocês, mesmo com as dificuldades que os municípios têm enfrentado, busquem orçamentos e meios para promoverem políticas públicas que fortaleçam as ações locais.”

De acordo com a gestora, o encontro tem o objetivo de compartilhar informações para a implementação das gestões municipais nas questões de gênero. “As políticas públicas estão desatualizadas. Inclusive no que refere às questões de arranjos familiares, por exemplo, pois muitas mulheres são chefes de família. É preciso pensar os parâmetros de cada município para que as ações estejam de acordo com a realidade local.”

Durante a palestra, Julieta Palmeira chamou a atenção para que as políticas estruturantes sejam criadas com a adoção da transversalidade e a perspectiva de gênero. “É preciso buscar parcerias com outras pastas e órgãos. As políticas para as mulheres não devem ser de responsabilidade apenas de uma secretaria. É atitude de governo e de toda a sociedade”, declarou.

Em passagem rápida pelo evento, o deputado federal Robinson Almeida parabenizou a realização da Oficina de Gestoras e disse que iniciativas desse porte devem ser reproduzidas por todo o estado.

Capacitação

A Oficina de Gestoras da SPM-BA, realizada de 24 a 27 de setembro, teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre enfrentamento à violência, combate à feminização da pobreza, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, gestão de conhecimento, gestão e planejamento de políticas públicas e divulgação do III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.