• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

09/10/2017 11:00

Projeto JAM no MAM com as Mina começa neste sábado (14)

Depois de ações isoladas em setembro passado para incentivar a participação de instrumentistas femininas na cena musical local, a JAM no MAM decidiu aprofundar a iniciativa e desenvolver uma temporada inteira onde as mulheres ocuparão lugar de destaque nas jam sessions baianas. O projeto JAM no MAM com as Mina tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado e apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado.

Seja integrando a Geleia Solar, banda anfitriã que sempre constrói ao lado dos músicos participantes a programação musical da JAM, ou mesmo tocando em apresentações de abertura na noite, as mulheres instrumentistas da JAM no MAM com as Mina contribuirão para a conquista de um dos grandes objetivos do projeto: o de levar um número cada vez maior de mulheres a se sentir instigado a participar da cena musical onde a presença de instrumentistas do sexo masculino ainda é majoritária.

Outra novidade da temporada é a montagem de um palco especialmente criado para improvisações de dança, aberto à participação de todos. Além de garantir a troca artística com musicistas ao logo de seis semanas, a JAM no MAM quer valorizar as formas com que as mulheres mais vêm interagindo artisticamente com o projeto até então: através do canto e da dança.

A JAM no MAM com as Mina acontecerá aos sábados, das 18h às 21h, no Museu de Arte Moderna da Bahia, localizado na Avenida Contorno, em Salvador. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).

Sax na estreia

A estreia do projeto será no próximo sábado (14/10), às 18h, com a presença da saxofonista Paula Valente como instrumentista integrante da banda Geleia Solar. Ela vai interagir dentro do espírito do projeto, que valoriza a improvisação e a troca musical a partir do jazz. E o palco estará aberto também a outras participantes, estudantes ou profissionais de música que, sem ensaio prévio, queiram tocar a partir das provocações musicais sempre inesperadas da JAM no MAM.

Com mestrado e doutorado pela ECA/USP (Universidade de São Paulo), Paula Valente é uma multi-instrumentista com experiência em várias linguagens musicais e tem se destacado por sua capacidade de construir uma ponte entre o popular e o erudito. Desde sua fundação em 1990, é saxofonista e flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde tocou com importantes nomes da música brasileira e internacional, entre eles Tom Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Egberto Gismonti, John Pizzarelli e Stanley Jordan, entre outros.

JAM no MAM com as Mina

14/10 – Paula Valente (sax) com a banda Geleia Solar
21/10 – Lis Carvalho (piano) com a banda Geleia Solar
28/10 – Ana Karina Sebastião (baixo) com a banda Geleia Solar
04/11 – Cantoras fazem homenagem a Ella Fitzgerald (acompanhadas por mulheres instrumentistas)
11/11 – Banda Minas do MAM, formada por mulheres
18/11 – Joana Queiroz (clarinete) com banda Geleia Solar
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.