• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

10/10/2017 18:00

UPB se une à campanha Respeita As Mina no Dia Nacional de Luta Contra a Violência às Mulheres

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) querem unir esforços para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Nesta terça-feira (10), Dia Nacional de Luta contra a Violência às Mulheres, a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, se reuniu com o presidente da UPB, Eures Ribeiro. Em pauta os projetos desenvolvidos pela SPM-BA que podem ter a parceira dos municípios.

A secretária de Políticas para as Mulheres solicitou apoio do presidente da UPB na articulação com prefeitos da Bahia para adesão e divulgação da Campanha Respeita as Mina. Eures Ribeiro se comprometeu em divulgar a campanha no site da entidade. Lançada no Carnaval pelo Governo da Bahia, a campanha se tornou uma ação permanente, buscando a sensibilização da população para o enfrentamento à violência contra as mulheres, para o combate ao machismo e suas consequências. Uma das ações da campanha são as Caravanas Respeita as Mina, que tem percorrido os municípios visando o fortalecimento da rede de atenção à mulher.

A titular da SPM-BA defendeu ações conjuntas da SPM-BA com os municípios e citou a instalação de Centros de Referência no Atendimento à Mulher (CRAMs) como uma das possibilidades de parceria. Os CRAMs integram a rede de atenção à mulher em situação de violência doméstica, oferecendo acompanhamento psicológico, social e encaminhamento jurídico. Já foram implantados 27 centros no Estado, frutos de Emenda Parlamentar. O último deles no município de Jacobina.

A gestora citou, também, outras alternativas de parcerias a exemplo dos projetos Casa de Farinha Móvel e Marisqueiras com Orgulho, que atendem outra área de atuação da SPM: a autonomia das mulheres. O presidente da UPB se mostrou entusiasmado. “Estamos juntos na luta contra a violência às mulheres” declarou.

O dia de Luta contra a Violência às Mulheres foi também de visita à Assembleia Legislativa da Bahia. Julieta Palmeira foi recebida pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) que se comprometeu em apoiar, por meio de Emenda Parlamentar, as ações da SPM-BA que promovam a autonomia econômica e financeira das mulheres, uma das formas de enfrentamento à violência.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.