19/10/2017 15:20

SPM-BA planeja ações para participação na Universidade de Verão

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) apresentará um plano de ação com propostas de atividades para a Universidade de Verão, projeto da Secretaria Municipal da Educação de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. A Universidade de Verão está prevista para janeiro do próximo ano com a participação da comunidade acadêmica de 12 universidades, estudantes da rede pública estadual e municipal e a população do município.

A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, recebeu em audiência, nesta quinta-feira (19), o secretário municipal da Educação, Paulo Gabriel Nacif, que esteve acompanhado da secretária de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, Bárbara Chaves, do assessor especial, Pola Ribeiro, e da coordenadora do projeto Universidade de Verão, Idaci Ferreira. A gestora da SPM-BA ficou entusiasmada com o projeto. “Temos muito como contribuir. Vamos planejar e apresentar as nossas propostas de atuação”, afirmou.

O projeto visa estreitar as relações entre as universidades e a comunidade em geral, além de promover oficinas, cursos livres, atividades culturais nas diversas áreas, no período de 13 a 21 de janeiro. As atividades da Universidade de Verão ocorrerão em três campi, um deles no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), em Itinga, além de bairros e espaços culturais como a Concha Acústica do município. “Essa relação com a SPM-BA para a construção da Universidade de Verão, com uma acolhida dessa, com tanta garra e força propositiva, é muito bom”, disse o assessor especial da secretaria municipal da Educação, Pola Ribeiro.

O secretário Paulo Gabriel ressaltou que a Universidade de Verão não pode prescindir da participação das mulheres. “A integração de qualquer projeto estratégico de educação com as políticas para as mulheres é fundamental para que os nossos objetivos se realizem e encontramos uma receptividade maravilhosa da secretária Julieta”, disse. Em Lauro de Freitas, as mulheres são maioria no ensino e também na sala de aula. “A educação de Lauro de Freitas é basicamente feminina”, acrescentou.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, Bárbara Chaves, a participação da SPM-BA na Universidade de Verão concretiza uma parceria iniciada desde a caravana Respeita as Mina, realizada no município no começou desse ano. “As secretarias estão cada vez mais empenhadas nessa parceria para a promoção de políticas contra o enfrentamento à violência  às mulheres e a favor da autonomia econômica e social”, disse.