• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

20/10/2017 18:30

Produtos sem gênero em debate no Fórum da Diversidade no Mundo do Trabalho

“A quebra de preconceitos gerando faturamentos surpreendentes: o caso de roupas e de brinquedos sem gênero” é o tema de um dos painéis do 1º Fórum Brasileiro da Diversidade no Mundo do Trabalho, nos dias 23 e 24 de outubro, no Hotel Sheraton, em Salvador. A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, participa do debate, que contará também com a presença de estilistas e profissionais da área de marketing da indústria da moda e de brinquedos. O painel será na próxima segunda (23), às 17 h.

 

O Fórum é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Agenda Bahia do Trabalho Decente, em parceria com o Conselho Tripartide e Partidário de Trabalho e Renda (CETER). A expectativa é reunir 400 participantes, entre profissionais de gestão de recursos humanos, lideranças sindicais, gestoras (es) públicas (os), administradoras (es) de empresas, empresárias (os), professoras (es) e estudantes,  nos dois dias de evento.

 

MARISQUEIRAS E QUILOMBOLAS

 

A SPM-BA também marcará presença na 1ª Feira das Artes e Empreendimentos da Diversidade , que ocorrerá, em paralelo, na área externa do Palácio da Aclamação, no Centro da Cidade, nos dias 23 e 24, das 10h às 19 h.  Premiadas nacionalmente pelo empreendimento Mariquilomno, as Marisqueiras de Maragogipe vão expor seus produtos no stand da secretaria. Por meio do projeto “Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre”, a SPM-BA investiu 41mil reais no empreendimento, possibilitando a aquisição de equipamentos, fardamento e botas apropriadas para o trabalho no mangue. A SPM-BA também ofereceu oficinas de capacitação, na área de gestão, e  oficinas de sensibilização par ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

 

Além das marisqueiras de Maragojipe, o stand da SPM-BA contará também com a exposição de produtos derivados da mandioca, produzidos pela comunidade quilombola da Baixa da Linha, de Cruz das Almas, no recôncavo baiano.  A comunidade é uma das beneficiadas com o projeto Casa de Farinha Móvel, que já entregou 11 unidades do equipamento para comunidades da zona rural de dez municípios. Fruto de um convênio federal firmado com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo federal,  o projeto das Casas de Farinha conta com recursos garantidos por meio de Emenda Parlamentar e visa promover a autonomia econômica e financeira das mulheres.

 

O 1º Fórum Baiano da Diversidade no Mundo do Trabalho e 1ª Feira das Artes e Empreendimentos da Diversidade contam com o apoio e parceira das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico; Políticas para Mulheres; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás; Organização Internacional do Trabalho (OIT); Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); ONU Mulheres; Ministério Público do Trabalho (MPT); Afrobrás; Shopping da Bahia e Avon.  

 

Ascom SPM/BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.