• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

23/10/2017 13:20

Motociclistas fazem passeio para lembrar mês de prevenção ao câncer de mama

Mais de 300 motociclistas participaram, neste domingo (22), do III Motopasseio Rosa, alusivo ao mês mundial de prevenção ao câncer de mama. Na concentração, no Centro Estadual de Oncologia (Cican), a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, ressaltou a importância da prevenção e da união de esforços para a garantia da saúde integral às mulheres e parabenizou o grupo pela iniciativa, apoiada pela SPM-BA. “É lindo ver essa mobilização nesse mês que se faz essa chamada para a prevenção”.

A mastologista Taís Argôlo fez palestra para o grupo ainda no Cican. A médica destacou que o câncer de mama tem amplas possibilidades de cura se for diagnosticado precocemente. A prevenção deve ser feita com um acompanhamento regular por mastologista e e também com a realização de exames de rastreamento indicado para cada mulher, a depender da idade. “O principal exame é a mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, podendo ser indicada mais cedo a depender do risco ou avaliação da mulher”.

Durante a campanha de prevenção, neste de mês de outubro, já forma realizadas 808 mamografias e 315 agendadas. A média mensal é de 780 mamografias e 650 ultrassonografias de mama ao mês. “ A ultrassom é indicada para mulheres abaixo dos 40 anos e com mamas muito densas”, explicou Taís. No Cican são realizadas, em média, 1.500 consultas por mês com uma média de 180 casos entre suspeitos e diagnosticados.

Depois da palestra, as (os) motociclistas participaram de um café da manhã especial. E em seguida o grupo saiu em direção a Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. A presidente do Motogrupo Estilosas, Jane Humildes. “É o terceiro ano que nós fazemos essa ação e o nosso motogrupo está engajado nessa campanha de prevenção, muito importante para todas as mulheres”. A diretora interina do Cican, Daniela Romero, disse que a intenção maior ao “abraçar” ações como a das motociclistas é mostrar para as mulheres que o câncer de mama pode ser um recomeço e não um fim. “Nós aqui temos muitas histórias de superação. Cinco das nossas pacientes estão na campanha de prevenção do Estado este ano”.

 

 Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.