• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

13/11/2017 16:00

Caravana Respeita as Mina promove enfrentamento à violência contra as mulheres em Teixeira de Freitas

Repleta de estudantes da rede estadual de ensino, sociedade civil e integrantes da rede de segurança e de atenção à mulher em situação de violência, a Caravana Respeita as Mina lotou o Centro Educacional Professor Rômulo Galvão – CEPROG, no município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul do estado. A caravana, que aconteceu na sexta-feira (10/11), foi a 12ª realizada em 2017 pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Durante a tarde, técnicas da SPM-BA ministraram três oficinas sobre enfrentamento à violência contra as mulheres com recortes de gênero, raça e prevenção. Após as capacitações, os presentes se reuniram para uma solenidade, com a presença da titular da secretaria, Julieta Palmeira, e autoridades municipais.

Na ocasião, a secretária Julieta Palmeira falou da satisfação em ver as oficinas lotadas. “A participação da comunidade é algo que devemos salientar. Isso é motivo de orgulho, pois Teixeira de Freitas é um dos maiores municípios da Bahia e abraça a campanha do Governo do Estado de enfrentamento à violência contra a mulher, Respeita as Mina.”

De acordo com a gestora, a violência contra as mulheres, principalmente a doméstica e familiar, não são problemas só de polícia. “É uma questão que está associada a uma cultura machista. Toda a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência deve levar em conta o problema do machismo. Além disso, a violência é um problema de saúde pública. As mulheres estão morrendo por causa disso”.

Secretário de Assistência Social de Teixeira de Freitas, Gilberto Souza elogiou a realização da Caravana Respeita as Mina para levar conscientização à população sobre um assunto urgente para a sociedade. Durante a atividade, houve apresentação do grupo teatral Rosas pela Democracia, que aborda a violência de gênero de forma lúdica, e de artistas locais.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.