• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

20/11/2017 16:30

SPM participa da abertura do projeto Universidades para o Mundo no IFBA

Nesta segunda-feira (20), a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, participou da abertura do seminário internacional Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização, realizado pela British Council em quatro regiões do país. Na região Nordeste, o evento acontece no Instituto Federal da Bahia, em Salvador, até amanhã.

No encontro, especialistas de universidades e instituições de educação e de políticas do Reino Unido e do Brasil apresentam estratégias para o desenvolvimento de um programa de internacionalização; a necessidade da eficácia da língua inglesa para pesquisadores, tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas; o mapeamento de prioridades e áreas de excelência; a validação de títulos e diplomas estrangeiros; e inovação.

Durante a abertura, a secretária Julieta Palmeira chamou a atenção para o fato de que as brasileiras têm se destacado nas áreas de humanidades, mas ainda há um déficit muito grande de pesquisadoras na área das ciências exatas.

“Essa ausência nos impacta bastante porque entendemos que o desenvolvimento tem que acontecer através da diversidade e esse déficit expressa a desigualdade de gênero no nosso país.” Segundo ela, é necessário unir esforços e fortalecer a presença das mulheres nas ciências desde o ensino médio até a pós-graduação.

A abertura do Universidades para o Mundo contou com a presença do diretor-presidente da British Council, Martin Dowle, do diretor-presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa da Bahia (Fapesb), Lázaro Cunha, do reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, dentre outros.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.