• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

21/11/2017 11:00

21 Dias de Ativismo: SPM reforça combate à violência contra as mulheres

Em novembro e dezembro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) desenvolve ações especiais em comemoração aos 21 Dias de Ativismo, campanha mundial convocada pela ONU, desde 1991, para discutir questões relativas ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Nos demais países são 16 dias, mas no Brasil a campanha começou ontem (20), no Dia da Consciência Negra, para chamar a atenção à violência contra as mulheres negras.

Dados do Disque 180, referentes ao ano de 2013, indicam que 59,4% dos registros de violência doméstica referem-se às mulheres negras. Segundo estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado ano passado, 60% das vítimas de feminicídio no Brasil são negras. O Ministério da Justiça divulgou um diagnóstico dos homicídios no Brasil em 2015. O levantamento indica que 68,8% das mulheres mortas por agressão no país são negras.

A SPM-BA preparou uma série de atividades para marcar os 21 Dias de Ativismo na Bahia. A primeira é o projeto Mulher com a Palavra, que na quinta-feira (23), leva ao palco do Teatro Castro Alves a atriz e diretora Camila Pitanga, que vai abordar o tema “Negra, sim!”, a diversidade da negritude no Brasil. Embaixadora nacional da ONU Mulheres, Camila se destaca não só pelo talento como também pelo ativismo e pela luta feminista. O projeto é uma parceria com a Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiagás e Instituto Avon.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da programação, a SPM-BA promove em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) o curso de formação para conselheiras, nos dias 27 e 28 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O curso contará com a participação da socióloga e professora da Unicamp, a paulista Maria Lygya Quartim de Moraes; da jornalista e professora do Departamento de Gênero de Feminismo da UFBA, Maíra Kubick; Carla Akotirene, idealizadora do Opará Saberes e doutoranda em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismo na UFBa, além de outras convidadas.

No dia 30 de novembro está prevista uma edição especial do projeto “Quem Ama, Abraça”, em parceria com a Secretaria da Educação, em uma escola da rede pública, no Subúrbio Ferroviário. O projeto “Quem Ama Abraça, Fazendo Escola” tem como foco a temática da violência de gênero. Técnicas da SPM-BA fazem uma oficina para os professores e uma roda de diálogo com os alunos.

No dia 01 de dezembro, a Caravana Respeita as Mina acontece em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. As caravanas constam de oficinas de capacitação e rodas de diálogo com representantes da sociedade civil, juventude, rede de segurança e de atenção à mulher. Nessa edição haverá um enfoque especial para a violência contra as mulheres negras.

Uma edição especial do projeto Jam no MAM com as Mina está marcada para o dia 02 de dezembro. Desde o começo do mês, convidadas especiais têm aberto a jam session, no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão. A Jam no MAM com as Mina tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), com apoio da SPM-BA e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Dia 03 de dezembro acontece a Caminhada Eles por Elas, no Porto da Barra, envolvendo os homens na luta contra a violência às mulheres, por considerar que os homens também têm um papel importante na desconstrução do machismo. As atividades continuam no dia 06 de dezembro, quando a SPM-BA pretende fazer uma mobilização contra o assédio nos transportes coletivos com uma ação especial no metrô de Salvador, chamada de Metrô das Mina.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.