• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

24/11/2017 15:30

JAM no MAM com as Mina contará com conversa sobre improvisação

A JAM no MAM com as Mina deste sábado (25/11) aproveitará a participação da saxofonista Paula Valente para realizar mais uma edição do ciclo Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM, que promove um bate-papo sobre o universo musical. Dessa vez, o tema será "A criação da Orquestra Feminina Jazzmin's”, a primeira big band feminina de jazz profissional do país, com 17 garotas, criada em São Paulo, e da qual Paula Valente participa.

O encontro, dirigido aos interessados em música, será coordenado pelo professor, compositor e musicista Ivan Bastos, e terá início às 17h. Já a JAM no MAM com as Mina começa às 18h. Estudantes de música terão entrada gratuita mediante comprovação na bilheteria da JAM.

A Jazzmin’s Big Band reúne mulheres instrumentistas com papel de destaque na música brasileira e quase todas possuem formação acadêmica sólida, com experiências diversificadas. Entre elas estão a baterista Lilian Carmona, a guitarrista Renata Montanari, a clarinetista Paula Pires, a pianista Lis de Carvalho e a própria Paula Valente, que estará na conversa ao lado de músicos baianos para contar sua experiência de criar e manter uma orquestra formada exclusivamente por mulheres, com todas as questões do preconceito de gênero que envolve a música popular.

A temporada da JAM no MAM com as Mina tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Paula Valente

Com mestrado e doutorado pela ECA/USP (Universidade de São Paulo), Paula Valente é uma multi-instrumentista com experiência em várias linguagens musicais e tem se destacado por sua capacidade de construir uma ponte entre o popular e o erudito. Ela é saxofonista e flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1990, onde tocou com importantes nomes da música brasileira e internacional – entre eles Tom Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Egberto Gismonti, John Pizzarelli e Stanley Jordan. Em 2016, participou juntamente com a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) no importante festival PROMS, tocando música brasileira no Teatro Albert Hall em Londres.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.