• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/11/2017 13:40

SPM e Funceb realizam parceria voltada para o fortalecimento das mulheres circenses

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult) iniciaram, nesta segunda-feira (27), o projeto “Empoderamento das Mulheres de Circo”, fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições por meio do Núcleo de Artes Circenses (NAC) da fundação. Iniciativa inédita no Brasil, o projeto se constitui em oficinas de Direitos das Mulheres e Iniciação à Palhaçaria, nas lonas de circos itinerantes que circulam a Bahia e que serão ministradas por profissionais com ampla experiência na área.

As oficinas e ações formativas artístico-social começaram hoje no Circo Dallas, em Araci, no território do Sisal e continuam até a próxima quarta-feira (29). Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro será a vez do Circo Shallon, em Coaraci, no Litoral Sul. Esta ação tem como objetivo auxiliar na valorização e contribuir para a melhoria das condições de vida e qualificação do fazer artístico das mulheres circenses para o aumento de mulheres palhaças itinerante em atividade no estado.

O projeto tem a intenção de reduzir a incidência de condutas machistas por parte dos circenses itinerantes. “O intuito desta ação inédita é contribuir para a abertura de espaços de atuação artística e social para as mulheres circenses itinerantes e que a ação formativa sirva de referência para gestores de todo país”, explica a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses (NAC/Funceb), Vika Mennezes. “É uma iniciativa fundamental para a valorização e respeito das mulheres circenses na Bahia”, conclui.

Esta ação foi impulsionada pelos constantes casos de discursos preconceituosos presenciados na execução do Programa de Qualificação nos Circos (projeto que ocorre exclusivamente nos circos itinerantes), onde frequentemente a mulher é condicionada a assumir um lugar de submissão e tem a sua auto-imagem desvalorizada. Essas vivências trouxeram à tona, a necessidade de maior embasamento e atuação nessa questão, no intuito de abordar a violência doméstica e familiar, para a conscientização do público circense em geral.

Serviço
Empoderamento das Mulheres de Circo
Oficinas de Direitos das Mulheres/ Oficinas de Iniciação à Palhaçaria Feminina / Roda de bate Papo/ Diálogos nas lonas dos Circos
1. Circo Dallas 27, 28 e 29 de novembro, em Araci
2. Circo Shallon 04, 05 e 06 de dezembro, em Coaraci
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.