• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

01/12/2017 16:20

Projeto inédito da SPM-BA e FUNCEB capacita mulheres de circo em Araci

Aos 40 anos, Patrícia Lima acreditava que estava gorda e velha para subir no picadeiro. Durante a I Oficina de Empoderamento das Mulheres de Circo, Patricia descobriu que ainda podia fazer muito e criou a Palhaça Joaninha. Com o objetivo de apoiar mulheres como Patrícia, aprimorando e ampliando o conjunto de atividades circenses que realizam, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) e a Fundação Cultural (FUCEB) firmaram uma parceria para a realização do projeto “Empoderamento das Mulheres de Circo”.

A primeira oficina foi realizada entre os dias 27 e 29 de novembro no circo Dallas em Araci, no Território do Sisal. A próxima parada será nos dias 4,5 e 6 em Itapebi, no Território Costa do Descobrimento. A equipe, formada por Maria de Lourdes Schefler (SPM), Vika Menezes (Fundeb) e Felícia de Castro (Funceb), ministrou oficinas sobre Direitos das Mulheres e Iniciação à Palhaçaria. Foram três dias com mulheres de diferentes idades/gerações, quando foram trabalhados conteúdos relacionados à autonomia social e política e enfrentamento à violência contra as mulheres, além de formação profissional, com práticas de palhaçaria.

As mulheres ainda são minoria na arte da palhaçaria, ofício assumido na maior parte dos circos pelos homens. Por isso a palhaçaria foi utilizada como possibilidade de rompimento das barreiras e restrições da divisão sexual do trabalho. A capacitação foi concluída com a apresentação das mulheres na sessão pública do circo, no dia 29, quando foram reveladas as potencialidades das mulheres, bem como, a vocação e o talento de pessoas como Patrícia.

Ascom/SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.