04/12/2017 16:00

Campanha Respeita as Mina é lançada pela Câmara de Vereadores de Camaçari

Estratégia permanente de enfrentamento à violência contra as mulheres, a campanha Respeita as Mina foi lançada nesta segunda-feira (04/12), na Câmara de Vereadores de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A sessão especial atendeu ao requerimento nº 113/2017, do vereador Binho do Dois de Julho.

Em seu pronunciamento, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, saudou a iniciativa e falou da importância em promover o lançamento da campanha Respeita as Mina nos municípios. “A campanha foi lançada no carnaval deste ano pelo Governo do Estado e representa uma estratégia de ação da SPM. Todas as ações da secretaria estão dentro da Respeita as Mina, pois consideramos que grave a situação que as mulheres têm enfrentando em relação à violência”.

Segundo ela, a violência se transformou em uma situação de saúde pública, pois “afeta a vida das mulheres, quando não lhes tira a vida pelo feminicídio. Esse lançamento é fundamental, pois Camaçari está no Mapa da Violência e registra índice alto de violência contra as mulheres”. Outro ponto importante levantado pela titular da SPM-BA foi sobre a conscientização da população, já que em muitos casos a mulher sofre violência e não sabe.

Além dos vereadores da Casa, a sessão especial contou com as presenças da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Bela Batista, das delegadas Maria Tereza da Silva e Danielle Monteiro, da integrante do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Jesuíta Pacheco, das psicólogas Suzana Lima e Lilian Regina, e de Ana Gomes, do Movimento Mulheres em Ação.

Moção de Aplausos em Vitória da Conquista

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela campanha Respeita as Mina no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na última sexta-feira (1º), homenageou a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia com uma Moção de Aplausos. A iniciativa foi apoiada por todos os vereadores dos mais diversos partidos que compõem a Casa.

Na ocasião, a secretária Julieta Palmeira frisou que “receber uma moção por uma gestão à frente da SPM é muito importante e relevante. O enfrentamento à violência contra as mulheres é dever de toda a sociedade.”