• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

15/12/2017 11:00

Caminhada “Eles por Elas” encerra programação dos 21 dias de ativismo na Bahia

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) encerra a programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres com a caminhada Eles por Elas, no próximo domingo (17), a partir das 8h30, com saída do Porto da Barra. A caminhada contará com a participação do Micro Trio, dos Filhos de Gandhy e da Banda Didá, além de atletas patrocinados pelo Governo do Estado, ciclistas e uma equipe de professores de Educação Física da Sudesb, que fará uma aula de alongamento para os participantes.

A caminhada tem o propósito de incluir os homens na luta pelo enfrentamento à violência às mulheres, no esforço de superar o machismo e os padrões de dominação subjacentes à violência de gênero. A SPM entende que para alcançarmos a mudança da mentalidade machista é necessário envolver os homens e toda a sociedade. A atividade se inspira no movimento Eles por Elas, criado pela ONU Mulheres, parceira da SPM em ações contra a violência de gênero.

Realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda e Secretaria de Turismo por meio da Bahiatusa, a caminhada Eles por Elas tem o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Bahiagás e Associação dos Bicicleteiros da Bahia.

TERMO DE COOPERAÇÃO

Na concentração, no Porto da Barra, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a SPM-BA e a Polícia Civil, com o objetivo de firmar parceria para sensibilizar e capacitar, com recorte em gênero, os profissionais da Polícia Civil que atendem nas delegacias comuns e especializadas, contribuindo para a melhoria no atendimento às mulheres e para a tipificação dos casos de feminicídio.

A campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência às mulheres é uma mobilização mundial, convocada pela ONU, que acontece entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, mas no Brasil é antecipada para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, por serem as mulheres negras as mais atingidas pelas várias formas de violência. A caminhada será realizada depois desse período por causa do feriado prolongado do dia 08 de dezembro.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.