21/12/2017 16:50

Secadoras proporcionarão mais qualidade de vida para lavadeiras de Salvador

Oferecer mais agilidade e qualidade para as lavadeiras. Com esse objetivo, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entregou três secadoras na manhã desta quinta-feira (21). O evento aconteceu na Lavanderia Santa Luzia, no Engelho Velho de Brotas, em Salvador. Destas, duas serão direcionadas para outras lavanderias comunitárias da cidade.

Recepcionadas com um café da manhã, as mulheres agradeceram a entrega da máquina. “A gente vai evoluindo assim, um pouco de cada vez. Agora temos máquina de lavar e secadora. Agradeço a Secretaria de Políticas para as Mulheres pelo apoio, pois somos uma classe bastante esquecida. Estamos unidas e vamos melhor cada vez mais”, disse Marli Barreto, representante das lavadeiras.

A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, falou da importância em oferecer mecanismos para que exercício da profissão seja realizado com mais qualidade de vida para as trabalhadoras. “Precisamos dar visibilidade a essa profissão, facilitar o trabalho e proporcionar um pouco mais de conforto. Primeiro entregamos a máquina de lavar e agora a secadora, que vocês escolheram por considerarem mais importante do que outra máquina de lavar. Sabemos que ainda é pouco, mas podemos transformar essa lavanderia numa lavanderia modelo para a gente se orgulhar, mas também para se inspirar.”

A entrega faz parte do projeto Lavadeiras Ampliando Horizontes, que beneficiou as lavanderias Aristides Novis (Dique do Tororó), Cardeal da Silva (Cosme de Farias), Julieta Calmon (Boca do Rio), Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas/Federação), Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas). No total, 66 mulheres foram beneficiadas.

Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, César Lisboa declarou que é preciso batalhar mais para melhorar as lavanderias, não só fisicamente, e que a parceria com a SPM-BA é importante. A SJDHDS é responsável pela manutenção dos equipamentos comunitários.

A entrega das secadoras contou com a presença da secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e com a deputada federa Alice Portugal.