15/01/2018 17:00

Univerão movimenta cenário acadêmico-cultural de Lauro de Freitas

Inédito no Brasil, o Universidade de Verão (Univerão) teve início nesta segunda-feira (15), com palestra do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles. A iniciativa, que acontece no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, oferece palestras e apresentações com mais de 30 nomes do meio acadêmico, cultural e político, cerca de 130 minicursos e oficinas ofertados gratuitamente, shows e exposições culturais e científicas. Serão mais de mil horas de aulas com certificação das instituições de ensino participantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com 11 instituições de ensino superior da Bahia e entidades parceiras – UFBA, UFSB, UFOB, UFRB, UNIVASF, UESC, UESB, UEFS, UESC, UNEB, IFBA e Fundação Pedro Calmon - a Univerão segue até o domingo (21/01).

A titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, esteve presente na abertura. Inclusive, na quinta-feira (18), a secretária fará parte da mesa redonda Mulheres que fazem: gênero e diversidade, que contará com a participação de Joanna Flores, Valdeci Nascimento, Zelinda Barros, Maira Kubick e Nilma Lino Gomes. A atividade acontecerá das 17h às 20h.

A programação da Univerão inclui ainda a FESTUR - Festa Turística Étnico Cultural, que acontecerá nas praças da Matriz e Martiniano Maia, e em equipamentos públicos no Centro da cidade. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, além dos shows e oficinas, também serão lançadas as rotas turísticas do município.

NOVO CONCEITO DE VERÃO

Em sua primeira edição, a Univerão desenvolve o tema Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora. “Nossa expectativa é trazer para a cidade um novo conceito de Verão. Aliar o lazer que é inerente à estação ao conhecimento e formação, ou seja, uma nova dimensão da educação”, declarou a coordenadora executiva da Universidade de Verão, Idaci Ribeiro.

Outro importante espaço para diálogos e debates é proposto pelas mesas redondas, no Centro Panamericano de Judô. A democracia é a palavra chave para as discussões com a participação de professores, estudantes, políticos e intelectuais.

Para os interessados no mundo virtual, Oficinas de Lógica da Programação, Games, Modelagem e Impressão 3D além de Robótica abordarão o universo visionário da computação. Há ainda opções para quem quer se aperfeiçoar na profissão com os minicursos de manicure, eletricista, pintor, cabelereiro e maquiagem. Os antenados em artes terão vasto espaço com teatro, cinema, música e pintura.

A grade de cursos, palestras, seminários, oficinas e mesas redondas estão disponíveis através do link www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao.

Com informações da Prefeitura de Lauro de Freitas