• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

23/03/2018 14:20

Livro com poesias de adolescentes da Case Feminina será lançado no TCA

“Força Feminina, a Poesia que liberta” é o nome do resultado da produção poética de socioeducandas da Fundação da Criança e do Adolescente – Fundac, em parceria com a Editora Galinha Pulando. O livro reúne 53 poesias que contam a trajetória de vida das adolescentes e será lançado na próxima terça-feira (27), às 17h, no Foyer do Teatro Castro Alves, em cerimônia aberta ao público.

As poesias relatam vidas interrompidas por atos infracionais, falam sobre os laços familiares, projetam perspectivas positivas para o futuro, a busca da liberdade, além de traduzir sentimentos de amor, amizade e companheirismo.

“Ao longo desses anos, vi meninas super talentosas e com uma longa bagagem passarem pela Case e, a partir do contato com a escrita, entenderem que é possível refletir, contar e reescrever sua história, entender o que é garantia de direitos, despertar o senso crítico, e quebrar uma série de estereótipos que a sociedade faz questão de emplacar”, declara Evanilson Alves, instrutor das oficinas.

As autoras cumprem medidas socioeducativas na Comunidade de Atendimento Socioeducativo – Case Feminina Salvador, onde acontecem  oficinas de produção de texto desde 2015, resultando na publicação. As oficinas tiveram como intuito também fortalecer a autoestima, a capacidade de expressar ideias, sentimentos e de utilizar a palavra para a resolução de conflitos, além do engajamento político social.

A iniciativa é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, e a primeira edição do livro “Força Feminina, A Poesia que Liberta” tem a produção e direção editorial do jornalista, poeta e escritor Valdeck Almeida e da Editora Galinha Pulando (Vitória da Conquista/BA).

O desenho gráfico da capa é da autoria do designer Hugo Carvalho, e conta com o prefácio elaborado pelo ator e dramaturgo Aldri Anunciação. A orelha do livro foi escrita pela poeta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lívia Natália, e a organização final dos textos foi feita pelo instrutor Evanilson Alves e da gerente da Case Feminina, Luciana Lima.

Fonte: Portal Soteropreta
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.