25/04/2018 17:00

SPM-BA lamenta a morte da ativista Maria Lúcia Pereira

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) lamenta a morte da coordenadora do Movimento Nacional População de Rua, Maria Lúcia Pereira, nesta quarta-feira (25/04). Lúcia era uma das principais articuladoras da luta pelo respeito e por políticas públicas para a população de rua, sendo reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho diante de diversos movimentos sociais.

Cidadã soteropolitana, cujo título foi concedido pela Câmara de Vereadores em 2016, Maria Lúcia foi moradora de rua durante muitos anos, dedicando sua vida para diminuir os riscos para as pessoas em situação rua, provendo-lhes cidadania e direitos. No mesmo ano, ela recebeu a medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara de Salvador.

Lúcia, como era conhecida, foi fundadora do Movimento de População de Rua da Bahia; coordenadora nacional do Movimento Nacional da População de Rua; articuladora de ações efetivas para a População em Situação de Rua; e conselheira Nacional de Saúde.