17/05/2018 15:10

Princesa da Nigéria visita a Secretaria de Políticas para as Mulheres

A princesa Adedoyin Talabi Faniyi, da família real de Osogbo, no estado de Osun, na Nigéria, visitou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) na noite desta quarta-feira (16). Na ocasião, a princesa foi recepcionada pela titular da pasta, a secretária Julieta Palmeira, por Ebomi Nice Evangelista, convidada pela SPM-BA para participar do encontro, além de servidoras da secretaria.

Adedoyin Faniyi está em Salvador fazendo um intercâmbio de dois meses no Instituto Goethe. Certificada em literatura yorubá pelo Departamento de Línguas e Literatura Africana da Universidade Obafemi Awolowo Ile-Ife, a princesa é bacharel em Artes Yorubá e mestre em Estudos Africanos pela Universidade de Ibadan.

A secretária Julieta Palmeira agradeceu a visita da princesa e destacou a contribuição relevante das servidoras da SPM-BA, em sua maioria negra, no enfrentamento à violência de gênero por meio das ações desenvolvidas pela pasta. “Agradeço em nome do Governo da Bahia a sua presença aqui, que muito nos orgulha”.

A titular da SPM-BA presenteou a princesa Adedoyin e Ebomi Nice, uma das principais representantes dos cultos de matriz africana na Bahia, e recebeu da princesa a pena sagrada chamada de ekodidè, que significa a força do poder feminino.

A princesa Adedoyin Faniyi destacou a importância da mulher em todas as atividades e áreas. “Quanto mais equidade tiver a balança de gênero, melhor será o mundo” disse a princesa, que recitou um poema em yorubá em homenagem à secretária e ressaltou que Oxum foi a primeira deusa a descer entre 16 orixás masculinos.

Ebomi Nice Evangelista, que também faz parte da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira, disse que se sentiu lisonjeada em participar da recepção à princesa e desejou que as mulheres que visitarem a SPM tragam sempre conforto, paz e tranquilidade para todos. Participaram da recepção à princesa a chefe de gabinete Karla Ramos, e a servidora Uiara Lopes, que faz parte da Confraria de Oiá.