25/05/2018 09:30

SPM participa da construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Eunápolis

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) esteve presente na capacitação voltada para técnicas (os) do poder público e agentes da sociedade civil, que participarão da construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Eunápolis. O encontro aconteceu na última quarta-feira (23), na cidade.

Na ocasião, as coordenadoras de Autonomia, Michelle Fraga, e de Enfrentamento à Violência da SPM, Flávia Reis, apresentaram as ações da secretaria e dialogaram sobre a importância em fortalecer a rede de enfrentamento e atenção às mulheres vítimas de violência. Outro ponto destacado foi a construção e manutenção de políticas estruturantes, que precisam contar com o compromisso dos vereadores e dos deputados.

O encontro contou com representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Assistência Social, Casa dos Conselhos, Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), além de mobilizadoras sociais territoriais.

Plano Municipal

O Plano Municipal de Políticas para as Mulheres será um instrumento de pactuação e planejamento entre as diferentes secretarias municipais e demais segmentos como o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, movimentos sociais, entre outros, além da participação da SPM-BA.

O instrumento norteará as políticas públicas para as mulheres no município de Eunápolis, por meio dos eixos:

I – Promover Autonomia Social, Econômica e equidade no mercado de trabalho

II - Promover o Protagonismo e participação das mulheres nos espaços de poder

III- Promoção da Saúde das Mulheres

IV- Enfrentamento à Violência – Defesa e Responsabilização

V - Direitos Humanos: Enfrentamento das Desigualdades Geracionais, Étnico Racial e da Livre Orientação Sexual

VI - Promover Educação e Cultura Como Instrumento para a equidade de gênero