• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

30/05/2018 14:50

Prêmio Roberto Santos chega à quarta edição com reconhecimento da produção científica baiana

Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) premiará um cientista baiano pelo trabalho de excelência na sua grande área de conhecimento. O Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico receberá indicações de pesquisadores de Ciências Biológicas e da Vida, até o dia 08 de julho, através de um endereço eletrônico (premiorobertosantos@fapesb.gov.ba.br). Além de uma placa de Honra ao Mérito, o premiado receberá o valor de R$ 30 mil.

A premiação busca reconhecer o percurso de doutores que prestam contribuição à pesquisa, tecnologia e desenvolvimento da Bahia. Para Lázaro Cunha, diretor geral da FAPESB, essa iniciativa contribui para dar maior visibilidade à produção da comunidade científica baiana. “Esses pesquisadores têm significativa relevância para o desenrolar socioeconômico do estado e isso merece o reconhecimento da sociedade”, afirma. Além disso, o professor explica que o nome do cientista Roberto Santos se confunde com a trajetória de ascendência da pesquisa na região.

As indicações podem ser feitas por pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de universidades, diretores de institutos e/ou centros de pesquisa científica e/ou tecnológica, além de pesquisadores bolsistas de produtividade nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Desde 2015, o Prêmio Roberto Santos é concedido anualmente, em sistema de rodízio, a cada uma das três grandes áreas do conhecimento: a) Ciências Biológicas e da Vida; b) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; c) Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Por isso, nesta quarta edição, a premiação volta ao início do ciclo, contemplando os nomes que atuam no primeiro campo de pesquisas citado.

Etapas do processo

O vencedor será escolhido a partir da avaliação de critérios qualitativos e quantitativos de produtividade: trabalhos científicos e/ou tecnológicos, relevância e resultados alcançados pelos estudos, contribuição na formação de recursos humanos, além dos impactos obtidos pelas suas pesquisas em âmbito econômico e social.

O processo de escolha do pesquisador premiado passará por três etapas: 1ª) consulta pública dirigida a pró-reitores, diretores e pesquisadores do campo; 2ª) uma Comissão Examinadora selecionará até dez nomes indicados; 3ª) e, por fim, um Comitê de Especialistas, formado por doutores de fora do Estado da Bahia com expertise na área contemplada, nomeará o pesquisador baiano vencedor.

Sobre Roberto Santos

Natural de Salvador, Roberto Figueira Santos é ex-governador da Bahia, ex-ministro da Saúde e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com respeitada trajetória científica e política no Brasil, fundou e dirigiu a Academia de Ciências da Bahia (ACB). Filho de Carmem Figueira e do primeiro reitor da UFBA, o médico e político Edgard Santos, Roberto formou-se em medicina e recolheu experiências em centros de ensino nacionais e internacionais, como Michigan, Harvard e Cambridge. Além disso, atuou como presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integrante do conselho diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: FAPESB
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.