• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

04/06/2018 12:40

Fligê homenageia a mineira Conceição Evaristo

 
A escritora mineira Conceição Evaristo será a homenageada da Feira Literária de Mucugê – Fligê, que acontecerá de 16 a 19 de agosto, em Mucugê, na Chapada Dimantina. Conceição Evaristo esteve recentemente na Bahia participando da abertura do ciclo de encontro do projeto Mulher com a Palavra 2018, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Maré produções Culturais.

Conceição Evaristo vai oficializar, em breve, sua candidatura à cadeira de número 7 ocupada originalmente pelo poeta baiano Castro Alves, na Academia Brasileira de Letras. A campanha #ConceiçãoEvaristonaABL já tomou conta do país, defendendo a escolha da escritora mineira para ocupar a vaga. A SPM-BA apoia a iniciativa.

Vencedora do prêmio Jabuti em 2015, na categoria conto, com o livro Olhos Dágua (2014), Conceição Evaristo é considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira. Ela é autora também de outras obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da memória (2006) e Insubmissas lágrimas de mulheres (2011)

Mulher, negra, nascida numa favela da zona sul de Belo Horizonte, Conceição publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros. Desde então, publicou diversos poemas e contos, além de uma coletânea de poemas e dois romances. Conceição é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e metra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio.

Conceição Evaristo costuma dizer que seu trabalho literário é baseado na escrevivência, ou seja, a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças. das vivências, das experiências da autora, de homens e principalmente de mulheres negras. As obras de Conceição trazem reflexões acerca das questões de gênero e raça e revelam muito da condição dos afrodescendentes no país.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.