• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

29/06/2018 10:39

Casais LGBTQI+ dizem “sim ao amor” em cerimônia de casamento civil

Nove casais LGBTQI+ oficializam a união numa cerimônia coletiva na noite desta quinta-feira (28), na sede do Ministério Público da Bahia. O casamento civil coletivo fez parte do projeto “Sim ao Amor”, idealizado pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBTQI+ (Gedem), do MP-BA. Para a promotora Lívia Vaz, a celebração “passa uma mensagem clara de respeito a todas as pessoas”.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) marcou presença na cerimônia, que teve como padrinhos a jornalista de digital influencer, Maíra Azevedo (Tia Má) e o antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott.

“Fiquei imaginando como deve ser viver num mundo onde viver o seu amor pode ser o motivo de sua morte. Você não pode dizer eu te amo publicamente, sem ser motivo de chacota. Vocês não estão apenas se casando, estão fazendo a revolução”, disse Tia Má. O casamento civil ocorreu no dia em que se celebra o Orgulho LGBTQI+, data que simboliza a luta contra o preconceito e a discriminação.

Entre os casais, Tanara e Gilvanete oficializaram a união, depois de cinco anos de relacionamento. Dos nove casais que participaram da cerimônia, três pediram para não serem filmados e nem terem os nomes divulgados. O padrinho da cerimônia, Luiz Mott, destacou como um sinal ainda de opressão. É importantíssima essa iniciativa do Ministério Público e que ajuda a consolidar a cidadania da população LGBT”, comentou.

Em 2013, uma regulamentação do Conselho Nacional de Justiça facilitou a regulamentação do casamento civil entre LGBTQI+. O Gedem do MP-BA oferece orientação jurídica para os casais interessados em oficializar a união civil.O Gedem fica na sede do Ministério Público, no Jardim baiano.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.