14/11/2018 17:50

Pesquisadora baiana lança livro O que é interseccionalidade no Foyer do TCA

Convidada para a última edição de 2018 do projeto Mulher com a Palavra, a baiana Carla Akotirene lança na próxima quarta-feira (21) o livro “O que é interseccionalidade?”, que faz parte da coleção Feminismos Plurais, organizada pela filósofa Djamila Ribeiro. O lançamento será no Foyer do Teatro Castro Alves, às 18h30.

No livro, Carla Akotirene discute o conceito de intesercionalidade dialogando com as autoras Ângela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Suli Carneiro, Patricia Hill Collins e Houria Bouteldia. A autora aborda, ainda, temas como homonacionalismo, matripotência iorubá, raciosmo religioso, LGBTfobia e colonialismo moderno.

Na noite de autógrafo serão distribuídos, gratuitamente, livros para as primeiras 200 pessoas que chegarem ao Foyer. Um stand da livraria LDM também estará no local para venda da obra. O lançamento contará com a presença de Djamila Ribeiro e da arquiteta e urbanista Joice Beth, autoras de “O que é lugar de falar” e “O que é empoderamento” respectivamente. Ambas estarão com Carla Akotirene no último encontro do Mulher com a Palavra, às 20 h, na sala principal do TCA.

Trajetória

Carla Akotirene é assistente social, mestra e doutoranda em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como assistente social trabalha no acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. Oriunda do Instituto Steve Biko, Carla também se dedica aos estudos sobre racismo e sexismos institucionais nas penitenciárias femininas.

Em Salvador, idealizou o Opará Saberes, projeto de extensão da UFBA que tem como objetivo promover o acesso de pesquisadores negros e negras aos aportes teórico metodológicos, exigidos nos processos seletivos de cursos de mestrado e doutorado em universidades públicas.

Carla Akotirene foi coordenadora do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra. Em 2010, coordenou, também, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude Negra, apoiada pela Fundação Kellog e Fórum Nacional de Juventude Negra. Atualmente, presta consultoria para agências da ONU sobre encarceramento feminino no Brasil e violência social.

Lançamento do livro “O que é intersecionalidade?”

Data: 21 de novembro

Local: Foyer do Teatro Castro Alves - TCA