• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

22/11/2018 12:20

Feminismo negro é debatido na última edição do Mulher com a Palavra de 2018

O Teatro Castro Alves, em Salvador, viveu um momento histórico na noite da quarta-feira (21). Com ingressos esgotados em menos de 48 horas, a última edição do Mulher com a Palavra de 2018 reuniu Djamila Ribeiro, Carla Akotirene e Joice Berth em uma conversa sobre feminismo negro. Mediado pela jornalista Rita Batista, o encontro foi encerrado com uma performance da escritora baiana Lívia Natália.

O projeto Mulher com a Palavra é fruto da parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e a Maré Produções Culturais, com o patrocínio da Avon e da Bahiagás.  A conversa foi transmitida ao vivo pelo site e pagina do facebook da TVE Bahia. Mais de 45 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão no facebook. Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais foram os estados com mais visualizações.

As três convidadas compõem o grupo de autoras da bem sucedida coleção “Feminismos Plurais”, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro, que aborda aspectos do feminismo, tendo como centro a produção de mulheres negras e indígenas.

Na abertura do evento, a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, leu um poema de Conceição Evaristo e homenageou todas as mulheres negras presentes no evento. O Mulher com a Palavra abriu as atividades na Bahia dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A SPM realiza uma série de atividades chamando a atenção para a importância em combater a violência de gênero e o machismo.

A noite contou, ainda, com o lançamento do livro “O que é Interseccionalidade?”, da baiana Carla Akotirene, parte da coleção Feminismos Plurais. Realizado no Foyer do Teatro Castro Alves, o público presente teve a oportunidade em ter o livro autografado pela escritora.

Convidadas

Em três anos, um grande time de mulheres se destacou no projeto, que reuniu nomes como Conceição Evaristo, Karol Conká, Gaby Amarantos, Zezé Motta, Maíra Avezedo, além de Daniela Mercury, Marina Lima, Elza Soares, Taís Araújo, Camila Pitanga, Marina Lima, Zélia Dunkan, Márcia Tiburi, Preta Gil, MC Carol e Elisa Lucinda.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.