• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/11/2018 09:40

Atividades marcam enfrentamento à violência contra as mulheres na Bahia

No último final de semana, uma série de atividades foi realizada em Salvador com o intuito de chamar a atenção para uma questão importante: conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) esteve presente nos evento, por meio da titular Julieta Palmeira, e reforçou a importância em promover mais iniciativas com esse o objetivo.

Na tarde do dia 25, foi realizada a apresentação de dois capítulos do livro ‘Saúde Brasil’, em evento do Ministério da Saúde, no Gran Hotel Stellla Maris. Na ocasião, a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos do ministério, Fátima Marinho, apresentou um estudo sobre violência contra as mulheres, que analisa as notificações compulsórias de violência nas unidades de saúde brasileiras.

Os dados foram cruzados com as mortes de mulheres informadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan e do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM. De 2011 a 2016, três mulheres com notificação de violência morreram por causas externas a cada dia. Destas, 63,1% com ensino fundamental I ou II; 58% solteiras; 78,4% residentes em municípios de até 500 mil habitantes.

A residência foi o local principal das agressões: mais de 88% entre idosas e 83,5% entre adultas. O estudo mostra que os principais agressores são os familiares e parceiros íntimos das mulheres. Entre crianças e idosas, os principais agressores são os familiares; já entre as mulheres adultas são os parceiros.

Mulheres Rurais

Na manhã do domingo, foi realizada a mesa de abertura do III Encontro de Mulheres Rurais “ATER e a valorização do trabalho da mulher”, realizado durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposições de Salvador. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Caminhada

Logo cedinho, no domingo, a Polícia Militar da Bahia, por meio da Ronda Maria da Penha, realizou a Caminhada pelo Enfrentamento ao fenômeno da Violência Doméstica e Familiar. Com a presença de policiais militares, integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e sociedade em geral, a caminhada saiu do Farol da Barra.

Simpósio sobre Violência

Já no sábado, a titular da SPM, Julieta Palmeira, participou do I Simpósio Internacional sobre Violência de Gênero: repercussões e estratégias de enfrentamento, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro foi promovido pelos estudantes da universidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.