• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/11/2018 11:40

Servidora da SPM recebe documento com alteração de nome e gênero no Registro Civil

Nesta quarta-feira (28/11), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai entregar os documentos para os participantes do 1º Mutirão de Alteração de Nome e Gênero no Registro Civil, às 9h, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, em Nazaré, Salvador. Millena Passos, servidora da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), será uma das beneficiadas com a ação.

Na ocasião, acontece, ainda, uma Roda de Conversa sobre os Diretos da População LGBT+. A iniciativa é do MP-BA, por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT (Gedem).

Para Millena Passos, mulher trans e ativista da causa LGBT+, essa é uma grande conquista. “Há mais de 20 anos luto pela alteração do meu registro civil. E, agora, finalmente consegui. Isso vai minimizar todo o sofrimento que já passei e passo enquanto mulher transexual. Além do mais, é esperança para todas as pessoas trans que estão nesse processo”, declara.

Trajetória
Primeira mulher trans servidora de uma Secretaria de Mulheres no país, Millena Passos tem uma história relevante dentro do movimento LGBT+ na Bahia e no Brasil. Há mais de 25 anos atuando nos movimentos sociais, ela foi uma das colaboradoras para a construção das diretrizes do Processo Transexualizador no SUS, que regulamenta os procedimentos para a readequação sexual e se insere no contexto da Política Nacional de Saúde Integral LGBT.

Organizou I Simpósio Nacional de Políticas para os Transexuais, em 2012, que aconteceu em Salvador. Na Bahia, colaborou com a portaria 120 do Comitê Estadual de Educação, que implantou o nome social.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.