• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

05/12/2018 16:00

IV Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador acontece neste domingo (09)

Neste domingo (09), acontece a IV Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, com concentração prevista para 13h e saída às 14h, do Campo Grande até a Praça Castro Alves. Neste ano, a caminhada tem como tema Feminismos e Masculinidades, por uma agenda de Emancipação Crespa.

Na última terça-feira (04), Naíra Gomes, uma das organizadoras da marcha, esteve na sede da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) para convidar a titular da pasta, Julieta Palmeira, para participar do evento.

A marcha é um movimento político, referenciando os movimentos negros de outrora que possuíam o cabelo natural como expressão de resistência e luta política. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas acerca do mesmo.

História

Fundada nas redes sociais, o grupo Marcha do Empoderamento Crespo surgiu através de um grupo de transição capilar, no Facebook, onde as organizadoras se conheceram e resolveram se unir para a construção. A marcha já conta com quase 13 mil membros participantes e a página do Facebook já obtém mais de 11 mil curtidas.

A sua primeira edição aconteceu dia 07 de novembro de 2015, abrindo a agenda do Novembro Negro de Salvador. A comissão de organização do evento reúne pesquisadoras, militantes, acadêmicas, formando um grupo composto por nove mulheres negras.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.