07/12/2018 15:20

ONU Mulheres e SPM-BA realizam roda de conversa em Juazeiro para avaliar projeto-piloto O Valente não é Violento

A ONU Mulheres, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPMBA), realiza uma roda de conversa sobre o projeto “O Valente não é violento”, na próxima segunda-feira (10), no auditório do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), em Juazeiro, no norte da Bahia. A atividade encerra a programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que termina com a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A roda de conversa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e do Núcleo Territorial de Educação 10. Na ocasião serão discutidos processos e estratégias para trabalhar os temas do projeto nas escolas públicas. A atividade começará com um café da manhã e se encerrará à tarde com a apresentação das escolas que participaram do projeto no segundo semestre de 2018.

O Valente não é violento

Em agosto de 2018, a ONU Mulheres e o Governo da Bahia, por meio da SPM-BA, realizaram uma das etapas do projeto piloto O Valente não é Violento, reunindo profissionais da educação de seis escolas públicas de Juazeiro. As oficinas realizadas tinham como objetivo trabalhar conteúdos visando repensar as concepções, atitudes e comportamentos machistas, estimulando a equidade entre homens e mulheres.

O projeto da ONU Mulheres tem o objetivo de contribuir para a reflexão e superação da cultura machista por meio de planos de aula que contemplem questões como sexo, gênero e poder, estereótipos de gênero e esporte, raça, etnia e mídia, careiras e profissões, além de vulnerabilidade e prevenção. Nas oficinas foi elaborado um plano de ação nas escolas, acompanhado pela ONU Mulheres durante todo o segundo semestre.

Projeto O Valente não é Violento – Roda de Conversa
Local: Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), na Rua Luís Ignácio da Silva, s/n, no bairro Novo Encontro, Juazeiro.
08h30/09h: Café da manhã
09h/10h: Apresentação e objetivos
10h/10h30: “O Valente não é Violento em Juazeiro: percurso e resultados
10h30/12h: Roda de conversa
12h: Almoço
13h30/16h30: Apresentações dos resultados dos colégios que implementaram atividades do projeto O Valente não é violento. Cada escola terá 20 minutos para apresentação. As escolas participantes foram: Cecílio Mattos, CETEP, Dom Avelar (sede), Don Avelar (anexo), Lomanto Junior e Rui Barbosa.