• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

04/01/2019 16:20

“Tóxico” foi eleita a palavra do ano de 2018 pelo dicionário Oxford

O verbete aparece associado, principalmente, à masculinidade. A Universidade de Oxford, que publica o dicionário, apontou um aumento de 45% no número de vezes que os usuários pesquisaram a palavra no ano passado. Depois de “química”, a palavra frequentemente é acompanhada de “masculinidade”.

O termo masculinidade tóxica se refere a comportamentos agressivos e destrutivos de homens, forjados pela sociedade patriarcal, associados à visão de supremacia do masculino sobre o feminino. Esse ideal cultural de masculinidade tem gerado violências e deu origem ao movimento #metoo, cuja luta é contra o assédio e agressão sexual de mulheres.

Na sexta posição de assuntos tóxicos eleitos pela Oxford está “ relacionamento”. Esse, na verdade, é um tema recorrente na lista de 2018, que também inclui “incel”, termo diminutivo para a expressão celibatário involuntário, que é uma comunidade virtual composta por homens que não conseguem convencer mulheres a manter relações sexuais com eles. O grupo não é um recanto de autoajuda, mas sim uma comunidade que acaba disseminando o ódio e a misoginia, propagando opiniões hostis em relação a essas mulheres que se recusam a fazer sexo com eles.

Outra palavra sinalizada pela Oxford é “gaslighting”, uma forma de manipulação psicológica que faz a vítima duvidar de sua própria sanidade. “Orbitando” também se faz presente na lista e significa quando pessoas não se falam mais, mas mantém uma “viva presença” online na vida do sujeito, sem qualquer interação significativa.

Fonte: Revista Galileu
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.