19/02/2019 16:00

Edital Março Mulheres promoverá profissionalização para mulheres de terreiro

Ter uma profissão e a chance de melhorar a renda familiar. Essa é a expectativa de Daene Nascimento, uma das beneficiadas pelo projeto ‘Mãos que costuram para a vida’, realizado pelo grupo Mulheres Ayaba Omin Tokmi do Terreiro Ilê Axè Omorode Loni Oluaye, Santo Amaro (BA).

Vencedor do Edital Março Mulheres 2018 da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), o grupo foi contemplado na modalidade Aquisição de Equipamentos para Pequenos Empreendimentos.

Agora, 50 mulheres - com idades entre 18 e 70 anos - da comunidade terão a oportunidade em aprender a confeccionar roupas de matriz africana, além de participarem de aulas de autonomia, enfrentamento à violência, empreendedorismo e português.

Assim como Daene, a maior parte das mulheres integrantes do Terreiro Ilê Axè Omorode Loni Oluaye são chefas de família e, muitas, criam os filhos sozinhas. “Estou muito ansiosa com o curso, pois vou aprender a costurar para fazer minhas roupas e poderei vender também. Estou desempregada e essa é uma chance de começar algo novo”, declara Daene.

A aula inaugural do projeto aconteceu na sexta-feira (15), na sede do Terreiro Ilê Axè Omorode Loni Oluaye, com a presença da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira; da secretária Municipal de Cultura, Nadja Pinto; da pedagoga do projeto, Crispina dos Santos; da costureira Alda Bezerra; da representante dos terreiros de Santo Amaro, ekedi Cinda de Oliveira; da yalaxé Geovana Cruz, do pai de santo e dirigente do terreiro, Gilson da Cruz; além da comunidade em geral.

Para a secretária Julieta Palmeira, o início do curso de costura é um momento importante para o fortalecimento da autonomia das mulheres da localidade. “As mulheres precisam de mais oportunidades para que consigam ser autônomas e independentes. Esse edital é uma chance de inclusão produtiva feminina”, declarou.

Fernanda Amaral, coordenadora do projeto Mãos que costuram para a vida, agradeceu a iniciativa da SPM-BA em promover o Edital Março Mulheres. Para ela, oferecer a profissionalização às mulheres é promover a saída delas do ciclo de violência que muitas estão, pois dependem financeiramente dos companheiros.

Com o valor do edital, o grupo Mulheres Ayaba Omin Tokmi adquiriu máquinas de bordar, de Richelier e Overlock, além de mesa para costura, tecidos, araras, provadores, entre outros itens. As aulas, que também fazem parte do edital, acontecerão no terreiro. Um detalhe importante: as vagas que não forem preenchidas pelas mulheres do terreiro poderão ser ocupadas por moradoras da cidade de Santo Amaro.