• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

02/03/2019 09:00

Trio Respeita as Mina: combate ao assédio contra as mulheres toma conta do Carnaval

Mais uma vez, o Trio Respeita as Mina levou para o Carnaval de Salvador uma questão importante e urgente: o enfrentamento à violência e assédio contra as mulheres. Na tarde desta sexta-feira (1), o trio foi puxado pelo projeto Aya Bass, com as cantoras baianas Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz. Com uma banda formada só por mulheres, o Trio Respeita as Mina abriu o segundo dia de Carnaval do circuito Dodô (Barra).

Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) em parceria com a Maré Produções Culturais, e patrocínio da Bahiatursa e Bahiagás, a atração tem faz parte da campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres Respeita as Mina, iniciada no Carnaval de 2017. Desde então, a campanha tem promovido ações durante todo o ano e, no período carnavalesco, leva para a rua cantoras feministas e que defendem os direitos das mulheres.

Titular da SPM-BA, Julieta Palmeira declara que o Carnaval é um momento mais do que propício para abordar o combate à violência contra as mulheres. “Com milhões de pessoas nas ruas, o Governo do Estado tem a chance de promover a sensibilização da nossa sociedade. Há, ainda, uma preocupação em registrar as queixas de crimes de importunação sexual e punir quem estiver cometendo esse crime.”

Durante todo o percurso, as cantoras reafirmavam a importância em respeitar as decisões das mulheres. “Quando uma mulher disser não é não. O corpo da mulher não é público”, destacou Larissa Luz.

Para Xênia França, a iniciativa em promover o trio Respeita as Mina é fundamental para a desconstrução da cultura machista. Já Luedji Luna, ao final do desfile, chamou a atenção para o fato de que “o trio é um ato político e de fortalecimento das mulheres. É a reafirmação da nossa força e vontade.”

Edições anteriores

Em 2018, o Trio Respeita as Mina saiu com as cantoras Larissa Luz, Pitty e Karina Buhr. Já em 2017, primeiro ano do Respeita as Mina, as cantoras convidadas foram Larissa Luz, MC Carol e Tássia Reis.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.