• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/03/2019 14:20

Titulares da SPM e SSP visitam unidade da DEAM no circuito do Campo Grande

Na tarde deste domingo, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, visitaram o posto móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) localizado no Campo Grande. Além desse, foram instalados postos na Barra e em Ondina.

De acordo com a titular da SPM, Julieta Palmeira, é fundamental a instalação de postos avançados no circuito com delegadas que já atuam nas DEAM. “Felizmente, foram registrados poucos casos. Em compensação, muitas mulheres têm procurado o posto para informações e orientações, ainda mais nesse Carnaval que é o primeiro com a Lei da Importunação Sexual”, declarou a secretária.

O secretário Maurício Barbosa elogiou a estrutura montada e a equipe de profissionais que já trabalham na DEAM, o que faz total diferença no serviço prestado. “Esperamos que não seja necessária à utilização da unidade móvel e nem que pessoas sejam conduzidas para a DEAM por conta de violência de gênero. A campanha Respeita as Mina tem tido uma visibilidade grande, as pessoas têm se conscientizado e isso também é fruto do trabalho da SPM. Estamos aqui para contribuir, com a Polícia Civil através da DEAM e a Polícia Militar por meio da Ronda Maria da Penha. A violência contra a mulher é algo impensável nos dias de hoje. Isso muda completamente a estrutura da família. Esperamos que seja um carnaval de paz”.

Presente na visita, o delegado-geral Bernardino Brito Filho afirmou que o serviço é uma inovação para complementar o atendimento às mulheres que sofram qualquer tipo de violência nos circuitos do Carnaval. “Acredito que a mulher se sinta mais amparada ao saber que existem unidades da DEAM na festa. Nós, da Polícia Civil, estamos atentos ao Circuito e em todos os locais.”

Plantonista da unidade móvel do Campo Grande, a delegada titular da DEAM de Feira de Santana, Maria Clécia Vasconcelos, informou que até esse domingo, foram registradas 10 ocorrências. “O que mais chama atenção é a quantidade de mulheres que vêm buscar orientações. Estamos realizando um trabalho preventivo que tem surtido efeito. Um posto como esse no circuito do Carnaval é algo muito bom.”

A visita foi acompanhada pela delegada diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Fernanda Porfírio, técnicas (os) da SPM e SSP.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.