• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

07/03/2019 12:10

Carnaval 2019: SPM intensificou ações de enfrentamento à violência contra as mulheres

Durante o Carnaval deste ano, primeiro com a atuação da Lei 13.718 (Importunação Sexual), a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realizou ações de enfrentamento ao assédio e violência contra as mulheres nos circuitos da festa e principais entradas da cidade. Além disso, graças a um trabalho em parceria com a Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, foi possível promover um suporte de atendimento satisfatório para as vítimas de violência.

Durante coletiva da Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta quarta-feira, os dados relacionados à violência contra as mulheres foram apresentados. Para a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, o trabalho realizado pelo Governo do Estado surtiu um efeito positivo em relação ao combate a violência de gênero.

Dentre os dados divulgados, foram registrados 16 flagrantes nos postos móveis da Delegacia Especial no Atendimento à Mulher (DEAM), instalados no circuito; seis casos de importunação sexual; cinco medidas protetivas adotadas; e 10 homens presos em flagrante por violência doméstica.

Inovação

Neste ano, foram instalados três postos móveis da DEAM no circuito da festa, em Ondina, Barra e Campo Grande. Além do atendimento, os postos foram bastante solicitados pelas mulheres que buscavam orientações. A equipe de trabalho foi composta por profissionais das DEAMs da capital e interior do estado.

Ativação

A SPM-BA promoveu ações de sensibilização nos principais portais de entrada dos foliões, blocos, camarotes e nos pontos receptivos a exemplo da Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador, além de hotéis, pousadas, hostels e albergues.  Nestes locais, foram distribuídos materiais informativos com orientações de como proceder em caso de violência, onde denunciar ou buscar ajuda.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.