• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

04/06/2019 11:20

Funceb exibe documentário que conta história da primeira palhaça negra do Brasil

Nesta semana, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Núcleo de Artes Circenses, realizará três exibições do filme documentário Minha Avó era Palhaço, de Mariana Gabriel e Ana Paula Minehira. O filme conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, “o” Palhaço Xamego – a grande atração do Circo Guarany na década de 40.

Na sexta-feira (7), às 14h, o Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, terá exibição gratuita e aberta ao público do documentário. No dia seguinte, 8 de junho, às 9h, será a vez da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada em Nazaré, realizar sessão aberta ao público. 

Haverá exibição também na Sala Walter da Silveira, na sexta-feira (7), às 8h30, em sessão fechada para 200 estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris.  Ao final de cada sessão, uma das diretoras do filme e neta de Maria Eliza, Mariana Gabriel, fará um bate-papo com os presentes sobre o filme. 

"A Fundação Cultural através do seu Núcleo de Artes Circenses de 2015 para cá já, articulou inúmeras exibições na cidade, no intuito de visibilizar a história da primeira palhaça negra do Brasil, através deste documentário que é uma fonte de representatividade artística e cultural", diz Vika Mennezes, coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Funceb.


Serviço:

Exibição do documentário Minha Avó Era Palhaço, de Mariana Gabriel c/ Roda de Conversa

Quando:

7 de junho, às 8h30, na Sala Walter da Silveira (fechado para alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim)
7 de junho, às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, nº 1, Pelourinho) – aberto ao público
8 de junho, às 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça Conselheiro Almeida Couto, S/N – Nazaré)  – aberto ao público
Gratuito

Fonte: Funceb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.