• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

06/06/2019 15:00

SPM presta homenagem às dez novas integrantes da Academia de Ciências da Bahia

Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) homenageou as dez novas integrantes da Academia de Ciências da Bahia, que foram empossadas ontem na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dos 18 novos titulares, 10 são mulheres, o que eleva a participação feminina na Academia para 40%.

O encontro desta quinta-feira teve por objetivo dar visibilidade e fortalecer a presença das mulheres no ambiente científico. Há dois anos, a SPM promoveu o prêmio Mulheres nas Ciências, em parceria com a Fapesb, com o intuito de destacar a presença feminina nas ciências pesadas. Agora, a secretaria trabalha em um novo projeto para incentivar, do Ensino Médio ao Pós Doutorado, as meninas e mulheres nas ciências.

De acordo com a titular da SPM, Julieta Palmeira, o intuito da homenagem foi dar visibilidade ao protagonismo feminino na construção de conteúdo científico na Bahia. “Precisamos também fazer com que essas mulheres sejam valorizadas enquanto chefas de pesquisas. Sabemos da dificuldade que as mulheres passaram para se firmarem nas ciências exatas, por exemplo”.

Presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade ressaltou a importância em homenagear as acadêmicas. Inclusive, citou a Bahia como um dos estados que mais contam com a participação feminina na Academia. Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Adélia Pinheiro, a presença das novas integrantes na Academia de Ciências da Bahia vai promover ainda mais a reflexão e qualificação da ciência produzida na Bahia.

As acadêmicas receberam, ainda, uma gravura da artista plástica Milena Paladino, com a frase “Além de voar, sabemos lutar”. Após ser homenageada, a doutora em Física, Suani Tavares, falou da satisfação em receber o reconhecimento do Estado pela posse. “Esse incentivo é importante para as mulheres que estão nas ciências exatas. Inclusive, me envolverei pessoalmente nesse projeto da SPM para fortalecer a participação das mulheres nas ciências.”

 

Empossadas

Na área de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra, foram empossadas Ana Cristina Fermino Soares, Suani Tavares Rubim de Pinho e Vânia Palmeira Campos; em Ciências da Vida, as acadêmicas Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino e Maria da Glória Lima Cruz Teixeira.

No segmento Filosofia e Ciências Humanas, tomaram posse Inaiá Maria Moreira de Carvalho, Anete Brito Leal Ivo, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque e Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza. Já na área de Ciências Sociais e Sociais Aplicadas, a acadêmica Flávia Goulart Mota Garcia Rosa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.