11/06/2019 13:00

Itapitanga recebe Caravana do projeto Respeita as Mina – Litoral Sul

A cidade de Itapitanga recebeu as oficinas da Caravana Respeita as Mina - Litoral Sul, no Colégio Estadual Alcides David (CEAD), na última sexta-feira (07). A juventude e a rede de assistência receberam orientações sobre prevenção e sensibilização no combate à violência contra as mulheres e outras informações, como igualdade de gênero e empoderamento feminino.

A coordenadora do Respeita as Mina – Litoral Sul, Kaliana Fontes, agradeceu todo apoio da prefeitura em nome da equipe da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. “Quero agradecer por esse acolhimento, onde podemos em consonância com a Prefeitura de Itapitanga e o projeto realizar essa parceria, desde a primeira reunião para a articulação da caravana”, concluiu.

De acordo com a diretora do CEAD, Sandra Manuela Araújo, o evento foi de extrema importância por sensibilizar e disseminar essa ideia para comunidade, alunos e sociedade civil. “A gente precisa fortalecer o empoderamento feminino e rebater o que é culturalmente enraizado, que é o desrespeito, o desacato, a não atenção à mulher e o fato dela se sentir inferiorizada por termos uma cultura patriarcal. Então foi excelente a abordagem dessa temática”, avaliou.

Alan Jones, secretário de Assistência Social, relatou que a caravana consolidou o planejamento realizado para a execução do projeto. “O governo sabiamente iniciou essa ação, que virou um projeto, que está sendo concretizado aqui e vocês estão trazendo essa mensagem, esse conhecimento para comunidade. Nós temos municípios que não conhecem esses problemas, temos a vivência, porém, muitas vezes, não temos o conhecimento de onde buscar o direto e o apoio necessário para mulher vítima de violência”, disse.

Para Mariana Esteves, aluna do CEAD, a caravana foi muito importante. “A gente vivenciou aqui, que ainda tem pessoas com a cabeça fechada, machistas. Então, a gente tem de trabalhar com isso para desmanchar esses pensamentos machistas das pessoas e até de mulheres”, revelou.