• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

17/06/2019 16:10

Etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros acontecerá na Bahia

A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltará a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A organização do evento é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU). Na Bahia, o JUBs é executado pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). 

Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e trazem uma importante inovação: a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings centers para disputas de algumas modalidades, além de equipamentos no município de Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo). 

Durante os seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: basquete 3x3, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.

Presente no lançamento, a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), Julieta Palmeira, considerou “uma ousadia do Governo do Estado sediar os JUBS nesse momento de instabilidade e de crise econômica. A realização dos Jogos é uma forma de resistir para que as políticas públicas que promovam a inclusão sejam mantidas. Além disso, a participação das mulheres é fundamental para incentivar a equidade de gênero nos esportes.”

A secretária fez uma saudação especial à atleta de futsal Priscila Santos e as paratletas Verônica Almeida e Mônica Veloso, além de destacar o protagonismo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, em especial da jogadora baiana Formiga. A atleta Priscila Santos representou todos os atletas que participarão do JUBs.

Investimento no esporte

O secretário do Trabalho e do Esporte, Davidson Magalhães destacou que a escolha da Bahia como sede da etapa final dos JUBs não foi por acaso. Em sua opinião, essa conquista está diretamente relacionada a todo o investimento feito pelo Governo do estado na área do esporte nos últimos anos. “Importante destacar que a Bahia é o único estado brasileiro a ter hoje em funcionamento um Sistema de Esporte, com um Conselho Estadual em atividade regular. Na Bahia, existem políticas públicas de esporte, tanto para o de alto rendimento como para o de iniciação esportiva, sendo garantido, ainda, financiamento público para atletas e eventos, com os programas FazAtleta e o Bolsa Esporte”, lembrou o secretário.

Ao apresentar a organização para a etapa nacional, o diretor da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que todo o esforço está sendo feito pelo Governo da Bahia e parceiros para colocar “esses jogos no patamar que eles merecem estar, fortalecendo e engrandecendo o desporto universitário na Bahia e no Brasil como um todo. Estamos trabalhando para que a edição deste ano represente a quebra de paradigma dos jogos em termos de qualidade, organização e participação”, disse Vicente.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou que a realização dos JUBs possibilita dar visibilidade ao esporte universitário, sendo também uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas. “Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros na Olimpíada Rio 2016 foram atletas que passaram por edições dos JUBs”, contou Cabral.

Etapa estadual – A etapa nacional dos JUBs é antecedida pelas seletivas estaduais - Jogos Universitários da Bahia (Juba). Realizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube) e tendo o apoio do Governo do Estado, a etapa estadual acontecerá de 14 a 18 de agosto, com provas também disputadas em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas.

Neste ano, o Juba será realizado como evento teste da etapa nacional, servindo para avaliar e testar parte importante da operação e logística que serão implantadas para atender ao JUBs em outubro.

Com informações da Ascom Sudesb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.