01/08/2019 17:20

Caravana Respeita as Mina – Litoral Sul chega ao município de Itaju do Colônia

O município de Itaju do Colônia recebeu o Projeto Respeita as Mina – Litoral Sul na última quarta-feira (31). As ações de enfrentamento à violência contra as mulheres foram realizadas no Educandário Municipal Geovanina Rocha Correia. Na ocasião, o encontro  reuniu representantes do poder público, da rede de atenção à mulher em situação de violência, sociedade civil e juventude.

Coordenadora do Respeita as Mina – Litoral Sul, Kaliana Fontes pontuou sobre a atenção que representantes e corpo social devem ter ao ciclo da agressividade que resulta no feminicídio. “Isso é uma questão não só dos representantes públicos, mas também da sociedade civil e da juventude. Devemos combater, por exemplo, a masculinidade tóxica que gera o ciclo da violência, e que muitas vezes, causa o feminicídio”.

Já para o prefeito de Itaju do Colônia, Djalma Duarte, o alerta se faz necessário aos diversos tipos de violência que precisam ser combatidos com ensino. “Ultimamente tem casos absurdos, mulheres sendo mortas. Não é só a violência física, mais de todos os tipos, física, psicológica, patrimonial, uma série delas que devem ser combatidas, e só se combate isso com educação”, alertou.

Milena Barra, psicóloga do CREAS, revelou que apesar de não terem grandes índices de violência, existem vários casos de agressões, evidenciando assim a necessidade do acolhimento e de trabalhar a família como um todo.