• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

20/08/2019 15:30

SPM e Sesab certificam participantes de curso de formação em gênero e atendimento humanizado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SESAB), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e Hospital da Mulher realizaram, nesta terça-feira (20), a cerimônia de certificação das servidoras e servidores da unidade especializada no atendimento às mulheres, que participaram da formação em gênero e acolhimento humanizado, ação do Projeto Respeita as Mina na Saúde.

A cerimônia reuniu, na área externa do Hospital da Mulher, a secretária da SPM, Julieta Palmeira; o secretário estadual da Saúde, Fabio Vilas-Boas, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e maternidades do estado. Durante o evento foram entregues simbolicamente 30 certificados, mas a formação envolveu 500 dos 600 servidores do Hospital da Mulher.

O projeto Respeita as Mina na Saúde se constitui numa ação didática-pedagógica que tem como objetivo sensibilizar, contribuir para o combate às desigualdades e discriminações de gênero, além de dar continuidade à promoção da equidade conforme as necessidades das pacientes de unidades de saúde. Iniciado no fim do ano passado, o projeto-piloto forma a primeira turma de servidoras (es) do Hospital da Mulher.

A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, lembrou da comemoração ano que vem dos 25 anos da realização da IV Conferência Mundial de Mulheres, em Beijing, na China, para destacar a importância de uma formação em gênero de profissionais que atuam em unidades de saúde. “O tema mulheres e saúde está entre os 12 apontados em Beijing como áreas de preocupação sobre os direitos das mulheres. Esse projeto está atento a questão a partir do momento em que busca sensibilizar profissionais da saúde para um atendimento mais humano e qualificado”, disse. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância da formação em gênero em um hospital de referência voltado para o atendimento à mulher.

Programa

Uma nova turma de servidores do Hospital da Mulher deve participar da segunda etapa da formação. Na programação da primeira etapa, os temas abordados foram definidos por uma equipe técnica multidisciplinar, que elaborou um conteúdo programático passando por assuntos como humanização, cuidados paliativos para pacientes oncológicas, gênero, saúde da mulher, políticas públicas e sexualidade, além de violência institucional contra a mulher e Serviço AME – Espaço de Acolhimento Integral às Mulheres Expostas à Violência Sexual. As maternidades do Estado são as próximas unidades a participar do curso. Na quarta-feira (21) uma solenidade marcará o lançamento do projeto na Maternidade Tsylla Balbino.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.