• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

18/02/2020 15:00

Casa Respeita as Mina abre nesta quarta-feira

O público feminino que vier à capital baiana para o Carnaval 2020 contará com mais um espaço de orientação no que tange ao enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres. Além da unidade móvel instalada na Av. Adhemar de Barros, em Ondina, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) contará neste ano com a Casa Respeita as Mina, que funcionará no Pelourinho, a partir desta quarta-feira (19).

A Casa Respeita as Mina é uma iniciativa da Maré Produções, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e tem patrocínio da Bahiatursa, do Goethe-Institut e da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, representada pela atriz alemã e membro-fundadora Sibel Kekilli. Seu funcionamento no Carnaval será de quinta (20) a terça-feira (25), das 13h às 21h.

A abertura da Casa representa mais uma grande conquista para as mulheres segundo a secretária Julieta Palmeira, que destaca as funções do local. “Este será um espaço para orientação às mulheres durante a folia e a partir de março se tornará uma casa de acolhida, conhecimento e trocas, onde as mulheres vão se expressar das mais diversas formas – música, literatura, debates e oficinas. Uma casa pensada por mulheres para as mulheres”, frisou. O projeto apresentado ao Governo do Estado foi aceito de imediato. “Essa Casa não seria possível sem o apoio do governador Rui Costa e do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado”, destacou.

A inauguração do espaço se fortalece com o patrocínio da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, lançada em abril de 2019 em Salvador, numa ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e o Goethe-Institut. A atriz alemã Sibel Kekilli, membro-fundadora da UNIDAS, está atualmente em residência na capital baiana, no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador, e teve papel decisivo nesta parceria. “Como membro-fundadora da UNIDAS, estou muito satisfeita por colaborar para a abertura de uma casa para mulheres aqui em Salvador, juntamente com a SPM e o Goethe-Institut. A Casa Respeita as Mina deve ser ativa, barulhenta e incrivelmente diversa – e ter o direito de mostrar exatamente isso para o mundo exterior”.

O local, instalado no antigo prédio do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, funcionará em serviço de soft open até a terça-feira (25). Neste primeiro momento, a ideia é que o público se familiarize com o espaço, que retornará seu funcionamento entre os dias 02 e 30 de março, com atividades que farão parte das comemorações do Março Mulher.

De acordo com Manfred Stoffl, diretor executivo do Goethe-Institut Salvador-Bahia, colaborar com esta causa faz muito sentido diante dos propósitos trabalhados no instituto. “Nos últimos anos, nos engajamos em apoiar diversos projetos com mulheres. Como parte do nosso compromisso em fortalecer a comunidade civil, queremos contribuir para a proteção de mulheres, a partir da luta contra qualquer tipo de violência e na obtenção de chances e direitos iguais para o público feminino nas suas diversidades”.

O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, reconhece o valor da rede UNIDAS: “Sem igualdade não há justiça. E sem justiça, enfraquecemos a nossa democracia. Deveria ser evidente que mulheres no mundo inteiro sejam agentes em suas frentes de atuação”.

A abertura da Casa contará com a participação da Banda Didá e da cantora Larissa Luz. Entre as autoridades presentes estão previstas a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado; a Cônsul Geral da Alemanha no Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira; o diretor executivo do Goethe-Institut Salvador, Manfred Stoffl; e a atriz Sibel Kekilli, representando a rede UNIDAS.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.