• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

18/02/2020 13:00

SPM-BA lança campanha de Carnaval 2020

Puxar cabelo, beijar à força, agarrar pelo braço, xingar por não aceitar a rejeição e continuar insistindo? Pega visão! O assédio e a importunação sexual são crimes. Com o mote “Pega visão e respeita as mina”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) lança, pelo quarto ano consecutivo, a campanha Respeita as Mina de enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia: o Carnaval. A campanha conta com o apoio institucional da ONU Mulheres Brasil e Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O objetivo é chamar a atenção para comportamentos muitas vezes naturalizados no cotidiano e principalmente durante a folia, mas que caracterizam assédio e importunação sexual. A SPM-BA adota sempre uma campanha lúdica, alegre, com o propósito de firmar a diferença entre a paquera saudável e o comportamento desrespeitoso, constrangedor. A ideia é estimular o respeito e um Carnaval sem violência de gênero.

Ações de sensibilização

A SPM-BA realizará ações de sensibilização com a distribuição de material informativo, em texto bilíngue, ventarolas e adesivos alusivos à campanha. As ações ocorrerão nos portais de entrada de foliões, nos blocos, camarotes e pontos receptivos (Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador), hotéis situados nas proximidades dos circuitos, na Estação da Calçada, da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e na Estação Acesso Norte do Metrô. Em todos esses locais serão distribuídos materiais informativos com orientações de como proceder em caso de violência, onde denunciar ou buscar ajuda.

Em mais uma parceria com a CCR Metrô Bahia, a campanha Respeita as Mina estará na Estação Lapa do Metrô com a instalação de adesivos nas catracas. A CCR Metrô Bahia também disponibilizou mobiliário urbano digital e a TV Trem para veicularem peças da campanha. A parceria inclui também a capacitação em gênero de funcionários do metrô, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

A Unidade Móvel da SPM-BA ficará instalada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para orientações às mulheres em situação de violência e também sensibilização dos foliões e folionas. Além da UM, o Hospital da Mulher manterá  atendimento 24 horas, por demanda espontânea, para os casos de violência sexual. O hospital conta com equipe especializada e toda a estrutura necessária para o acolhimento e atendimento profilático pós-exposição à IST/Aids.

A SPM-BA atuará em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e toda a rede de atenção às mulheres (Defensoria Pública, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Tribunal de Justiça, Hospital da Mulher) a fim de garantir o acolhimento adequado e o atendimento mais rápido e humanitário às mulheres em situação de violência. Estão programadas visitas aos postos de troca de turno de policiais militares, aos postos avançados e sedes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), e outras instituições da rede.

Casa Respeita as Mina

Uma das novidades da SPM-BA em 2020 é a Casa Respeita as Mina, que funcionará até o fim de março. A casa funcionará na Rua da Laranjeira, 31, no Pelourinho. O pré-lançamento aconteceu na quarta-feira (19), quando mais de 1.200 pessoas conheceram o espaço e a proposta de ocupação. No Carnaval a casa funcionará das 13h às 21h para orientações às mulheres, mas a partir de março serão realizadas performance, apresentações artísticas e culturais, pockets shows, oficinas para o público feminino, debates, lançamento de livros, gravação de programas, entre outras atividades.

O cenário baseia-se no útero como atmosfera de conforto, segurança, acolhimento, criação, ludicidade e feminidade, buscando representar uma rede de mulheres unidas, em que as partes se articulam para compor o todo, adicionando-se o conceito das percepções das produções femininas: leia, ouça e veja mulheres! O projeto da Casa Respeita as Mina é uma iniciativa da SPM-BA em parceria com a Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiatursa e Goethe-Institut Salvador-Bahia por meio da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, que tem como membro-fundadora a atriz alemã Sibel Kekilli. Premiada na Alemanha e conhecida dos brasileiros pela série Games of Thrones, ela está fazendo residência na capital baiana no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador, e teve papel decisivo nesta parceria.

Trio Respeita as Mina

O “Trio Respeita As Mina” se consolidou como uma das principais atrações da campanha na luta contra o machismo e pela igualdade de gênero. O trio será puxado, pela segunda vez, pelas Aya Bass: Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França, três mulheres de destaque da nova música baiana, com trabalhos de repercussão nacional e internacional. O Trio sairá no sábado (22), no circuito Barra, às 23 h. As Aya Bass reverenciarão as cantoras negras de todo o Brasil.

“Vamos fazer um repertório que prestará uma homenagem a vozes negras femininas de diferentes gerações, estados, referências estéticas. Vamos explorar um universo vasto da música negra feita por mulheres, que vão desde Beyoncé ao Ilê Aiyê, passando por Dona Onete, Elza Soares, Alcione, Lecy Brandão, Ludmilla, MC Carol” explica Larissa Luz, coordenadora artística do projeto.

Para a secretária da SPM-BA, o Trio Respeita as Mina alia diversão e conscientização ao levar para a folia artistas que se destacam por engajamento com a luta por equidade de gênero. “Desde o primeiro desfile as atrações sempre foram cantoras alinhadas com o discurso feminista. Não podemos perder a oportunidade de sensibilizar foliões na maior festa popular da Bahia”, diz Julieta Palmeira.

Utilidade Pública

Em caso de violência contra as mulheres, no circuito do Carnaval: caso se presencie ou tenha a notícia de qualquer tipo de violência contra as mulheres, a polícia deverá fazer contato com a Ronda Maria da Penha, via rádio ou pelo telefone institucional, que conduzirá os envolvidos para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Em caso de estupro: o Hospital da Mulher fará o atendimento de mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento, avaliação da equipe de saúde e medicamentos para evitar IST/AIDS e gravidez.

 

Unidade Móvel da SPM (orientação às mulheres)

 Avenida Adhemar de Barros (Ondina)


 Casa Respeita as Mina  (orientação às mulheres)

 Rua das Laranjeiras, nº 2, Centro Histórico

 

Hospital da Mulher

Rua Barão de Cotegipe, 1153, Largo de Roma

Salvador – BA – (71) 3316-8600

 

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): 


Rua Padre Luis Filgueiras, s/nº, Engenho Velho de Brotas 

Salvador – BA – (71) 3116-7000

 

Rua Doutor  Almeida s/n Periperi 

Salvador - BA - ( 71)  31178217

 

Postos avançados das DEAMs no circuito do Carnaval:

Avenida Adhemar de Barros (Ondina)

Circuito Barra (Rua Ayrosa Galvão, próximo ao Cristo)

Largo Dois de Julho

Central de Atendimento à Mulher - Tel : 180

Central de Atendimento da Polícia Militar - Tel: 190


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.