• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

23/02/2020 10:00

Trio Respeita as Mina: música e combate à violência contra as mulheres no Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo, o Trio Respeita as Mina foi puxado pelo projeto Aya Bass - formado pelas cantoras baianas Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz – e levou conscientização e combate ao assédio sexual e a violência contra as mulheres no Carnaval de Salvador. O trio saiu na noite deste sábado (22), no Circuito Barra – Ondina.

Durante todo o percurso, as Aya Bass apresentaram um repertório musical que enaltece a figura feminina, a mulher negra e sempre alertando para uma questão extremamente importante: o enfrentamento à violência de gênero, tema da campanha Respeita as Mina. Além disso, elas se apresentam com uma banda formada apenas por mulheres.

“Fazer essa festa e falar sobre as nossas pautas, nossas necessidades e nossas urgências me faz sentir que a minha arte é útil. Isso me mostra o quanto é transformador fazer arte dessa forma”, declara Larissa Luz, diretora artística do projeto. Ela manda uma mensagem para quem está brincando o Carnaval. "Respeito. Pega a visão e respeita as mina".

Projeto da Maré Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com patrocínio da Bahiatursa e Bahiagás, o Trio Respeita as Mina se apresenta no Carnaval de Salvador pelo quarto ano consecutivo. Em anos anteriores, o trio já contou com as participações das cantoras Pitty, Karina Buhr, MC Carol e Tássia Reis.

Para a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, o Trio Respeita as Mina une conscientização e alegria ao levar cantoras feministas para a folia com seus posicionamentos em defesa da equidade de gênero. “Milhões de pessoas estão reunidas na Bahia. Todo o mundo está ligado no Carnaval de Salvador. Esse é o momento de levarmos as bandeiras de luta feminina para as ruas, mostrar que governo e sociedade estão unidos no enfrentamento à violência contra as mulheres”, declara a secretária.

Presente na pipoca do Trio Respeita as Mina, a soteropolitana Juliana Seixas contou que acompanha o trio pelo terceiro ano. “Acho a concepção do trio fantástica. No meio do Carnaval, a gente encontra tanta representatividade. É importante nos reconhecermos em três lindas e competentes cantoras negras da minha terra. Espero estar aqui de novo em 2021”, conta.

  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.