• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

25/02/2020 18:20

Casa Respeita as Mina recebe mais de 5 mil visitantes durante o Carnaval

A Casa Respeita as Mina foi um verdadeiro sucesso no Carnaval de Salvador. Mais de 5 mil baianos e turistas passaram pelo local. Além da Bahia, o maior número de visitantes foi de pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, e de turistas da Espanha, Chile, Argentina e Portugal. A Casa Respeita as Mina funciona até às 21h dessa terça-feira e retorna com atividades em março.

Durante o Carnaval, a casa esteve aberta para visitação e quem passou por lá pode conferir a exibição de vídeos de mulheres empreendedoras do Pelourinho, um orelhão multimídia para escutar ‘as mina’ cantando, além de espaço acolhedor com livros escritos por mulheres. 

Diariamente, uma profissional da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) permaneceu na Casa Respeita as Mina para prestar informações e orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero. De acordo com Uiara Lopes, técnica da SPM-BA, na segunda-feira (24), mais de 20 mulheres buscaram informações sobre o tema.

Para a turista de Maceió (AL), Cíntia Silva, a ideia da casa é fantástica. “Passando pela rua, vi a árvore com flores de papel e entrei para conhecer. Ela traz os nomes de mulheres ativistas, achei incrível. Fico muito feliz de visitar Salvador e ver um movimento como esse.” Já Isabela Coringa, de Aracaju (SE), declarou que “me senti acolhida na casa, vi mulheres negras representadas e senti nossa força aqui”.

A partir de março, a Casa Respeita as Mina voltará a funcionar com atrações culturais, oficinas, pocket shows e debates. A Casa ocupa o casarão de número 2, na Rua das Laranjeiras, no Terreiro de Jesus, onde anteriormente funcionava o Serviço de Atendimento ao Turista.

O espaço é uma iniciativa da Maré Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com patrocínio da Bahiatursa, do Goethe-Institut Salvador e da UNIDAS - Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, que tem como membro-fundadora a atriz alemã Sibel Kekilli.

ASCOM SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.