• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/02/2020 16:50

SPM-BA faz balanço do Carnaval 2020

 Casa Respeita as Mina é destaque e recebe mais de cinco mil visitantes

Nove casos de importunação sexual foram registrados durante o Carnaval, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mais que o dobro do ano passado quando foram registrados apenas quatro casos.  A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, lembrou que foi o segundo Carnaval após sanção da Lei da Importunação Sexual. “As pessoas vão tomando conhecimento e passam a distinguir a paquera saudável do assédio e da importunação e vão se sentindo encorajadas a denunciar”, disse.

A SPM-BA destacou servidoras para acolhimento psicossocial nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), de Brotas e Periperi, durante a folia. Em Brotas foram registrados 15 acolhimentos, sendo três orientações sobre a Lei da Importunação Sexual. Na DEAM de Periperi foram 50. Na Unidade Móvel instalada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, não foi registrado nenhum atendimento, mas a equipe multidisciplinar esteve a postos sempre das 16h a 00h. Foram distribuídos aproximadamente 10 mil materiais entre folhetos e ventarolas com informações sobre assédio e importunação sexual no Carnaval.

Casa Respeita as Mina

Principal novidade da SPM-BA no Carnaval 2020, a Casa Respeita as Mina recebeu mais de cinco mil visitantes durante o Carnaval, sendo 2030 homens e 3.240 mulheres. Os turistas que visitaram o espaço eram principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e entre os estrangeiros, da Espanha, Chile, Argentina e Portugal. A casa funcionou de quarta-feira (19) a terça-feira (25), das 15h às 21h, apenas para orientações para as mulheres, mas o espaço acolhedor e a concepção estética atraíram milhares de pessoas interessadas em conhecer o espaço, descansar nas redes montadas na biblioteca só com livros de autoras mulheres ou ouvir música por meio de um orelhão multimídia.

A Casa voltará a funcionar na próxima segunda-feira (02) com uma ampla programação para marcar o Março Mulher. O projeto da Casa Respeita as Mina é uma parceria da SPM-BA com a Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiatursa, do Goethe Institut–Salvador e da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, que tem como membro-fundadora a atriz alemã Sibel Kekilli. Premiada na Alemanha e conhecida dos brasileiros pela série Games of Thrones, ela está fazendo residência na capital baiana no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador, e teve papel decisivo nesta parceria.

Campanha “Pega visão e respeita as mina”

Com o tema “Pega visão e respeita as mina”, a campanha da SPM-BA de enfrentamento à violência contra as mulheres ressaltou mais uma vez a diferença entre assédio, importunação sexual e a paquera saudável. Ações de sensibilização foram realizadas nos circuitos do Carnaval, nos terminais de passageiros (Rodoviária, Aeroporto, Ferry), na Estação Lapa do Metrô, hotéis e também no Carnavalito, evento realizado na Arena Fonte Nova, no sábado e segunda-feira de Carnaval. Quarenta pessoas estiveram envolvidas nas atividades.

Além de materiais informativos (20 mil folhetos, 60 mil adesivos Respeita as Mina e 70 mil ventarolas), a campanha Respeita as Mina foi divulgada em dez outdoors, em um vídeo patrocinado com a participação da cantora Larissa Luz, além de cards impulsionados nas redes sociais. A CCR Metrô também abraçou a campanha colocando adesivos nas catracas da Estação Lapa do metrô e divulgando peças da campanha no mobile urbano dentro da estação, além de um vídeo veiculado no sistema de tevê dos trens.  A campanha teve ainda apoio institucional da ONU Mulheres e da Comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Trio Respeita as Mina

O “Trio Respeita As Mina” se consolidou como uma das principais atrações da campanha da SPM-BA na luta contra o machismo e pela igualdade de gênero. O trio  puxado, pela segunda vez, pelas Aya Bass Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França, três mulheres de destaque da nova música baiana, desfilou um circuito Barra-Ondina, no sábado, ás 23h, arrastando um público engajado contra a misoginia.

Para a secretária da SPM-BA, o Trio Respeita as Mina aliou diversão e conscientização ao levar para a folia artistas que se destacam por engajamento com a luta por equidade de gênero. “Desde o primeiro desfile as atrações sempre foram cantoras alinhadas com o discurso feminista. Não podemos perder a oportunidade de sensibilizar foliões na maior festa popular da Bahia”, diz Julieta Palmeira.

Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.