• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

06/03/2020 11:40

Março Mulheres 2020: Homenagens e fortalecimento da pauta feminina

Durante todo o março, mês dedicado às mulheres, a Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realiza uma série de atividades voltada para a potencialização das ações que visam à autonomia e enfrentamento à violência de gênero. O Março Mulheres é uma extensão do trabalho que já é realizado durante todo o ano pela secretaria, mas, em homenagem as comemorações ao Dia Internacional da Mulher (08/03), a agenda da SPM-BA conta com atividades pontuais.

Julieta Palmeira, secretária da SPM-BA, acredita que neste mês é importante fortalecer e compilar ações que mostrem o protagonismo feminino, o incentivo a autonomia econômica e o enfrentamento à violência de gênero. “O 8 de Março celebra o protagonismo feminino por direitos e pela equidade de gênero em nossa sociedade. A violência contra as mulheres têm a ver com a desigualdade de gênero e precisamos avançar no rumo de uma vida plena para homens e mulheres que possam compartilhar essa vida sem que um não esteja em situação de submissão. “

Segundo ela, as mulheres têm obtido conquistas ao longo dos anos, mas ainda há muito o que avançar: “Nós, mulheres, queremos respeito, trabalho e condições que gerem autonomia econômica e social, oportunidade para realizar nossos talentos e principalmente equidade entre homens e mulheres.”

Dentre as ações que a SPM-BA participa é possível destacar a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) em Araci, com palestra obre “Empoderamento feminino e novas masculinidades”, no dia 9; e a entrega da Casa de Farinha Móvel no município de Vitória da Conquista para a comunidade quilombola de “Furadinho”, no dia 11.

Coordenadora Executiva da Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Lívia Borges destacou que a programação do Março Mulher 2020 vai além da simbologia da data. “Essa nossa agenda é significante, principalmente por ações que visam fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres e discutir as ações da autonomia econômica da mulher como um eixo importante para compor os ciclos da sua vivência”, salienta.

Já no período de 13 a 31 de março, trabalhadoras rurais e lideranças de organizações sem fins lucrativos dos municípios de Urandi (13/03), Água Fria (17), Seabra (20), Retirolândia (25), São Félix (26), Jequié (27) e Itabuna (31), receberão uma mobilização preparatória para a capacitação “Respeita as Mina no Campo”. O projeto, que acontecerá em abril, visa à capacitação de mulheres com foco na autonomia econômica, trabalho, renda e enfrentamento a violência.

Programação

06 – “Políticas públicas para as mulheres” para a sociedade civil no território de Bacia do Jacuípe

07 – “Emancipar para empreender” para a sociedade civil, em Lauro de Freitas

08 – “Enfrentamento a violência” para a sociedade civil, em Maragojipe

09 – “Feminicídio" - para os servidores do Inema, em Salvador

09 – Mapeamento dos índices de violência em Itajuípe

09 – “Enfrentamento a violência contra as mulheres” - para as alunas(os) da faculdade Lusófona, em Salvador

09 – “Enfrentamento a Violência” - para mulheres da terceira idade, em Salvador

09 – “Empoderamento feminino e novas masculinidades” - para a sociedade civil na inauguração do CRAM de Araci

11 – Ato de entrega da “Casa de Farinha Móvel”, em Vitória da Conquista, para a comunidade quilombola de “Furadinho”

12 – “Novas masculinidades e empoderamento feminino” - para alunos do curso profissionalizante Espro, em Salvador

24 – “Empreendedorismo feminino” - capacitação para a sociedade civil em Conceição

28 e 29 – “Empreendedorismo feminino” - capacitação para rede de gestores e  sociedade civil, no território do Extremo Sul

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.